Notícias

11/09/2017 10h40
6 maus hábitos com dinheiro que podem arruinar seu negócio

Entre os vários fatores que se relacionam para que um empreendimento seja bem sucedido, os principais têm a ver com o uso do dinheiro. Diante disso, o site americano Entrepeneur elencou seis maus hábitos com o dinheiro que podem levar seu negócio à falência.

1. Não se preocupar com “dinheiro pequeno”
Este é um grande problema, principalmente ao se tratar de empreendedores que vendem produtos baratos. Muitas vezes não se dá importância à venda de um único produto, mas no final do dia, ao somar todos os centavos conquistados, há centenas ou milhares de reais.

É preciso aprender que cada centavo importa. Se você gastar sem se preocupar, apenas porque se trata de uma pequena quantia, no fim do mês terá um grande rombo no orçamento e não saberá por quê.

2. Não diversificar o fluxo de renda de sua empresa
Embora seja verdade que o foco é um ponto importante do sucesso de um empreendimento, muitos se enganam com essa máxima e não diversificam o negócio. Você não deve se cegar para oportunidades, tentar novas possibilidades é a forma mais potente de alcançar um largo mercado e aumentar a receita de sua empresa.

3. Não economizar
Pode parecer uma dica boba, já que economizar é a forma mais fácil de cuidar de seu dinheiro, mas quando se tem um negócio, isso pode parecer mais difícil.

Ao ser empreendedor, é preciso se comprometer em guardar algum dinheiro, pois ele pode ser muito útil para investir quando você se depara com oportunidades de negócio inesperadas.

4. Não se esforçar para reduzir as dívidas
É comum pedir empréstimos para abrir um negócio, ou criar dívidas no cartão de crédito da empresa e não conseguir pagar. Pague essas dívidas o quanto antes, especialmente com o cartão de crédito, evitando assim os altos juros.

Se não conseguir quitar tudo, divida em pequenas parcelas, sem falhar.

5. Não aproveitar deduções fiscais e amortizações
Existem certos caminhos legais para o alívio de impostos, bem como as deduções fiscais. Não aproveitar essas oportunidades é injusto com sua empresa. Na realidade, muitos proprietários de pequenas empresas desconhecem o funcionamento dessas deduções. Consulte um profissional para obter orientações neste sentido.

6. Não ter um salário
Você não precisa usar o termo salário, mas o fato de você ser empreendedor, não significa que você deve considerar o lucro da empresa como lucro pessoal, você precisa subtrair também seus gastos individuais e familiares. Receber regularmente uma quantia sempre parecida é uma forma de respeitar seu negócio.

(PEGN)