Notícias

28/08/2017 12h40
Veja opinião do SEDERSP na Motoboy Magazine sobre tecnologia aos motociclistas

A Revista Motoboy Magazine publicou semana passada reportagem sobre um aplicativo direcionado ao motociclista e que tem como finalidade passar informações úteis para quem anda de moto. Segue, na íntegra a matéria:

Motociclistas que rodam pela maior cidade da América Latina agora vão receber, em tempo real e totalmente grátis, informações sobre um buraco na via, ocorrências de trânsito ou acionar o resgate em caso de acidente envolvendo uma moto. Essa é a proposta do aplicativo AISA9 (Aplicativo Integrado de Segurança Automotiva), ação digital voltada à segurança e mobilidade urbana. Outro diferencial é que a boa conduta sobre duas rodas refletirá em prêmios por meio de um game interativo, que vale uma moto zero quilômetro. O aplicativo, que poderá também ajudar na maior fluidez no trânsito e na redução de multas no prontuário do piloto, começou a ser utilizado por motociclistas que circular pela cidade de São Paulo.

Inédito no País, o APP servirá de plataforma para integrar a rede de emergência, dando mais eficiência em termos de pronto atendimento a um motociclista acidentado na capital paulista, já que o sistema interligará as Regionais de atendimento de Emergência, COPOM (Central de Operações Policias Militares), CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e rede hospitalar, iniciando-se por hospitais especializados em acidentes em duas rodas que já estão validando o aplicativo.

Dessa forma, a Prefeitura do Município de São Paulo otimizará sua gestão em ações focadas no pronto atendimento envolvendo motociclistas. Ou seja, o AISA9 poderá, de forma efetiva, colaborar com melhorias para um trânsito mais seguro na cidade de São Paulo.

Em função dessa parceria público-privada, todo esse suporte tecnológico já desenvolvido não custará um centavo para os cofres do município, que será a primeira cidade do País a utilizar o sistema integrado de informação AISA9. “Estamos aqui para ajudar num trânsito mais humano e com menos vítimas”, afirma Sergio Biancardi, CEO do AISA9.

Para o secretário municipal de Mobilidade e Transportes, Sérgio Avelleda, são iniciativas como essa do AISA9 podem contribuir para uma cidade melhor, mais segura e mais humana. “Neste caso estamos tratando da segurança do motociclista e essa é também uma das preocupações desta gestão”, conclui Avelleda, comentando a importância social do AISA9.

Já o secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Daniel Annenberg, disse que “a tecnologia que ajude na melhoria da gestão pública, principalmente na questão da mobilidade urbana, e muito bem-vinda”.

SISTEMA COLABORATIVO

Em função de sua tecnologia que, ao mesmo tempo, recebe e repassa aos seus usuários informações e ocorrências de trânsito que acontecem nas cinco macrorregiões da capital paulista. Tais informações podem ser conferidas na tela do smartphone ou pela função vibracall do aparelho. Quando uma ocorrência está próxima do motociclista, o aparelho vibrará, alertando o piloto.

Nesta grande rede colaborativa, a participação do motociclista – seja ele motofretista, usuário da moto como transporte individual ou instrumento de lazer – é fundamental para manter os dados atualizados. “É o cidadão-motociclista cuidando do trânsito, contribuindo para uma maior mobilidade e, consequentemente para uma cidade melhor e com vias mais seguras”, diz o CEO da AISA9.

Para Gilberto Almeida dos Santos, presidente do Sindicato dos Mensageiros Motociclistas, Ciclistas e Moto-taxistas do Estado de São Paulo – SindimotoSP – o AISA9 é mais que um aplicativo voltada para a segurança do motociclista. “Com foco total no piloto, o APP visa a redução de acidentes e, principalmente, atua de forma inteligente de se fazer a gestão do comportamento do motociclista no trânsito. Ou seja, agora teremos a tecnologia ao nosso favor, já que muitas das informações compartilhadas podem diminuir o número de ocorrências e multas, que é prejuízo dobrado para o motofretista, isso sem falar nos prêmios que podemos ganhar”, analisa Gil, do SindimotoSP.

“Uma das bandeiras do Sedersp sempre foi lutar por melhorias no que se refere à segurança do motofretista, portanto, o sindicato patronal do setor também apoia essa iniciativa, por entender que, além de permitir uma interação maior do motociclista com poder público sobre as questões de trânsito, essa ferramenta pode ajudar a minimizar o número de acidentes, trazendo desse modo, benefícios para toda a sociedade”, explicou Fernando Souza – Presidente do Serdersp – (Sindicato das Empresas de Distribuição das Entregas Rápidas do Estado de São Paulo)

AISA9 NO PRONTO ATENDIMENTO

O sistema do AISA9 permite que por meio da localização da vítima pelo socorrista no aplicativo, o profissional da área da saúde poderá acessar também dados sobre o paciente como, por exemplo, tipo sangue e que seu parente seja alertado sobre o acidente.

Além disso, o APP oferecerá transmissão direta das imagens da ambulância para o hospital, assim o corpo médico poderá montar uma estratégica de atendimento e prever possíveis intervenções no paciente. “Essa maior capilaridade digital e agilidade no fluxo das informações oferecerá uma redução de gastos por parte do Governo com deslocamentos de equipes, atendimento emergencial, remoções e custas hospitalares.

Isso sem falar na agilidade no pronto atendimento, já que cada segundo é precioso quando falamos de uma vida em risco”, afirma Biancardi, dizendo que o AISA9 também é uma nova maneira, mais racional e eficiente, de olhar com seriedade para os problemas de segurança e mobilidade urbana dentro da maior cidade do País.

Moto zero para um piloto exemplar

O aplicativo dará uma moto zero quilometro para o primeiro colocado no ranking da área prêmios durante o período de disputa e também proporcionará benefícios aos pilotos que adotarem conduta positiva em seu dia a adia no trânsito e aferirem pontuação por uma pilotagem mais consciente.

Para comemorar o lançamento do aplicativo inédito no País para o segmento de duas rodas, os criadores do AISA9 irão premiar o piloto com a melhor conduta no trânsito de São Paulo com uma moto zero quilômetro – Honda 160 FAN, já documentada. O game interativo terá duração de 40 dias – entre 1º de outubro e 10 de novembro, porém aguarda as validações finais de todos os módulos e funcionalidades citadas na parceria com a Prefeitura de São Paulo. O resultado oficial será divulgado durante o Salão Duas Rodas, que acontece Salão Paulo Expo (SP), entre 14 e 19 de novembro.

Além disso, o AISA9 também premiará – com equipamentos de segurança (capacetes e jaquetas, por exemplo) – o piloto que adotar boas práticas ao guidão e também manter as boas condições de uso e de segurança de seu veículo.

Como participar

Para participar, o motociclista precisa baixar o aplicativo que já disponível para download para plataforma Android, com todas as portas de integração na área de socorro prontas para o início da implementação dos módulos.

Preencher os dados e rodar de forma segura pelas ruas de São Paulo. Não há nenhum tipo de cobrança para poder participar do game, muito menos para receber e apontar problemas no trânsito de São Paulo. Já a versão para iPhone iOS será lançada em breve.

“Para uma melhor convivência no trânsito da cidade de São Paulo nada melhor que a educação, informação e práticas de condução mais defensivas para uma melhor mobilidade urbana. Isso é cidadania. E isso tudo está no AISA9. Além disso, as melhores práticas são premiadas. Resumindo, não é a quantidade de quilômetros que definirá um bom piloto, mas sim sua atitude sobre a motocicleta”, conclui Biancardi, do AISA9, dizendo que em pouco tempo o APP será utilizado no interior do Estado e, em um futuro próximo, poderá ter cobertura nacional.

RESUMO DAS ATRIBUIÇÕES E FUNCIONALIADES DO AISA9, O APP QUE ANDA DE MÃOS DADAS COM O MOTOCICLISTA

Inédito, o AISA9 atua na Prevenção e Redução de Aciden­tes;
Reconhece e Premia os Bons pilotos atr­avés do aplicativo;
Basta criar um per­fil – Ativar a pon­tuação na tela Home e pilotar;
Atua diretamente na área de Educação e Comportamento no Tr­ânsito;
Disponibiliza info­rmações de conduta segura e pontos pelo aprendizado do pilot­o;
Gera pontos e prem­ia com base em todas as ações de conduta segura e maneira de pilotar;
Analisa os riscos de acidentes e infor­ma os pilotos em tem­po real;
Permite inserção de situações de risco relacionadas a infraestrutura para cor­reções necessárias;
Está em fase de desenvolvimento a interface entre socorristas e médicos, repassando informações desde o mome­nto do acidente até a chegada da vítima ao hospital;
Em caso de acident­e, alerta o Tipo de Sangue e Recomendaç­ões médicas referent­es ao piloto.
Avisa as pessoas cadastradas no perfil como telefone de em­ergência, caso piloto sofra um acidente;

TUTORIAIS

Assista nossos vídeos Tutoriais em nosso site, no YouTube ou Facebook para enten­der todo funcionamen­to ou nos solicite pelo e-mail: suporte@aisa9.com.br

AISA9

Desenvolvido no Brasil, a pioneira iniciativa do AISA9 tem por objetivo o promover educação, segurança, cidadania por meio de tecnologia em aplicativo digital integrando mobilidade, informação, usuários e diversão. Informações, acesse: www.aisa9.com.br

AVALIAÇÕES SOBRE AISA9 EM ANDAMENTO

Governo do Estado de São Paulo,

Prefeitura de São Paulo (SP),

Prefeitura de Santa Bárbara (SP)

MICROSOFT

ROAD SAFETY GLOBAL

Detran-SP,

MPST (Movimento Paulista de Segurança no Trânsito),

SAE Internacional,

ALESP – Parlamoto,

ABRACICLO (Associação Brasileira dos Fabricantes de

Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares),

SINDIMOTO-SP (Sindicato dos Mensageiros Motociclistas, Ciclistas e Moto-taxistas do Estado de São Paulo)

SEDERSP-SP (Sindicato das Empresas de Distribuição das Entregas Rápidas do Estado de São Paulo)

Apoiadores Técnicos

Tecnologia: Microsoft

Engenharia: AEA (Associação de Engenharia Automotiva)

Medicina de Tráfego: ABRAMET (Associação Brasileira de

Medicina de Tráfego)

Área 2 Rodas Pilotos: FMC (Federação Paulista de Moto

Clubes)

MBM (Movimento Brasileiro de Motociclistas)

(Fonte: Agência INFOMOTO/Revista Motoboy Magazine – Imagem: Divulgação)