Notícias

18/01/2017 14h35
Prefeitura de SP começa a trocar placas de velocidade da Marginal Pinheiros

A mudança de limite de velocidade nas marginais Pinheiros e Tietê, prevista para ocorrer na próxima semana, dia 25, data de aniversário da cidade de São Paulo, já está movimentando as equipes de trânsito da administração municipal, isso porque a Prefeitura começou a trocar as placas de sinalização local, mas até a data da alteração, ficarão cobertas com um saco preto.

Na tarde desta terça-feira, 17, funcionários da Prefeitura realizavam a instalação das novas placas na altura da Ponte Octavio Frias de Oliveira, mais conhecida como Ponte Estaiada, e próximo ao Viaduto República da Armênia, que liga a marginal à Avenida dos Bandeirantes.

De acordo com anúncio feito em dezembro do ano passado pela nova gestão municipal, a partir das 6 horas do dia 25, na pista expressa das duas marginais o limite volta a ser 90 km/h para veículos leves, na pista central da Marginal Tietê o limite será de 70 km/h e nas pistas locais, 60 km/h.

Na faixa da direita da pista local, pela qual transitam os ônibus e que permite a conversão à direita, a velocidade será mantida em 50 km/h.

O limite de velocidade para veículos pesados será de até 60 km/h em todas as pistas, com exceção da local, onde será até 50 km/h.

O prefeito João Doria afirmou que não pretende aumentar a velocidade em outras vias da cidade. De acordo com o gestor, o dia 25 não vai marcar apenas a mudança da velocidade das marginais, mas de todo o sistema das vias. "No dia 24 faremos a apresentação de todo esse projeto, de forma detalhada para que a população possa conhecer todos os itens que compõem a nova operação da Marginal Segura nos 23 km das marginais Tietê e Pinheiros. Não é apenas a requalificação das faixas de velocidade. É todo um programa de segurança", limitou-se a dizer.

Preocupado com o fator segurança em torno de toda essa mudança, o sindicato patronal motofretista deixa aqui seu posicionamento:

O SEDERSP é favorável à questão do aumento da velocidade nas marginais, tendo a proibição nas vias expressas como é hoje para motos, porém, a entidade acredita que esse não é o fator determinante para evitar acidentes sobre duas rodas nessas vias e reafirma a necessidade de mais ações de segurança envolvendo o motociclista, entre elas a implantação de faixa exclusiva para motocicletas, conforme já discutido com o Poder Público.

(Com informações do Portal G1 – Foto: Will Soares/G1)