Notícias

06/10/2016 13h30
SEDERSP leva a Brasília reivindicações do setor

O Sindicato Patronal Motofretista participou, na semana passada, 28 e 29, no Ministério da Esplanada, em Brasília, da 1ª Reunião do Grupo de Trabalho Tripartite (GTT) para debater sobre o texto da Portaria SIT 530/16 (EPIs - Equipamentos de Segurança).

Além de representantes do Ministério Público e da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o encontro teve a participação de outras entidades setoriais, sendo o SEDERSP representado pelo presidente, Fernando Souza, que ocupou a única cadeira da Confederação Nacional do Transporte (CNT), representando, assim, todo o setor em âmbito nacional.

No primeiro dia de reunião, realizada no espaço da CNI, foi feito um alinhamento prévio sobre a Portaria. Para isso, foi necessário debater antes o Anexo V da NR 16, que trata de Atividades Perigosas em Motocicleta. “Essa discussão inicial foi necessária em razão da necessidade de definirmos com todos os setores envolvidos sobre a periculosidade nas atividades profissionais para, então, discutirmos a exigência do uso de equipamentos de segurança”, explica Souza.

O segundo encontro ocorreu no Ministério do Trabalho, onde foram debatidas as propostas do texto da Portaria. Para aprofundar essa questão, será marcado um novo encontro, previsto para ocorrer no mês de novembro.

Fernando avaliou de modo positivo o evento e adianta que a entidade estará presente nas reuniões futuras. “Nesses dois dias, o SEDERSP se manteve firme, posicionando as reivindicações do setor. Participar dessas atividades representando toda a classe patronal motofretista é de extrema importância para o avanço da categoria, por isso, já sinalizamos nossa presença nos demais debates”, afirmou o presidente.