Notícias

21/09/2016 13h10
Dicas que valem muitas vidas para quem pilota sobre duas rodas

Nunca é demais falar sobre segurança quando o assunto é pilotar uma motocicleta. O SEDERSP, sempre atento a essas questões, destaca nesta semana em que se comemora o Dia Nacional do Trânsito (25) esse importante artigo da instrutora e palestrante Suzane Carvalho, do Centro de Treinamento de Pilotos. O texto foi publicado no Portal UOL:

Lembro a primeira vez que subi em cima de uma moto para pilotá-la e me deram algumas dicas. Dicas essas que levo comigo até hoje. E olha que isso foi há 40 anos. De lá para cá, foram mais de 2 milhões de quilômetros rodados em cima de motocicletas. Viagens, testes, corridas, passeios, e, claro, para minha mobilidade do dia a dia. E nunca caí. Mas sim, já fui derrubada; por motoristas que ultrapassaram ao semáforo ou brigavam no trânsito, ''costurando'' por entre os carros ou desatentos.

Nesses 13 últimos anos em que ministro cursos e palestras em meu Centro de Treinamento de Pilotos, desenvolvi metodologias de forma personalizada para que cada motorista ou motociclista pudesse aprimorar suas habilidades pessoais e, em conjunto com os demais, se conscientizem da necessidade de se dividir o espaço público com cordialidade e respeito, atingindo o nosso destino em paz e, principalmente, íntegro.

E mais: frequentei os mais diversos cursos de colegas, sempre importantes para aprendermos mais e praticarmos nossa habilidade, mesmo que não estejamos 100% de acordo com o que o instrutor pensa.

O simples fato de você passar adiante o conhecimento ou dar alguma dica, pode fazer com que a pessoa escape de um acidente grave e não se machuque.

As dicas que aqui estão são para serem difundidas e divulgadas. Sinta-se à vontade para copiar e compartilhá-las. E é como sempre digo: é como uma oração: ''repete, repete, que pega''.

Aproveite a Semana Nacional do Trânsito para realizar algumas ações que possam ajudar a diminuir o índice de acidentes.

Seguem algumas importantes dicas de Suzane:

. Mesmo no verão, utilize o equipamento completo

. Mantenha o ponto de visão o mais distante possível para o ponto aonde você quer ir, um pouco acima da linha do horizonte

. Não foque apenas em um ponto a sua frente - mantenha um campo de visão sempre 360º para que você não seja pego de surpresa em nenhum momento e possa se esquivar de quaisquer eventualidades

. Para uma frenagem eficiente equilibrada, utiliza sempre os dois freios, e de forma gradativa

. Uma vez no corredor, não corra! Vá com atenção e prevendo o que cada motorista pode fazer com seu carro. Esteja em uma posição de defesa de forma que, se qualquer um dos veículos à sua frente mudar de direção, você esteja preparado para desviar

. Seja visto! Mesmo durante o dia mantenha o farol ligado e não deixe de usar as setas direcionais

. Não dispute com ônibus, caminhões ou vans. Deixe-os passar. Mesmo porque, depois você os ultrapassará.

. Seja cordial com os motoristas em afunilamentos, saídas de vagas e de garagens, dando passagem, mesmo se você for ultrapassá-los depois

. Lembra que sua mãe falava: “Menino, olhe por onde anda!”? Pois é...mantenha distância e velocidade compatíveis com seu campo de visão de forma que dê para você tomar alguma providência no caso de um imprevisto, inclusive em curvas e serras, mesmo que seja seu caminho diário.