Notícias

23/08/2016 08h30
Estratégias para o setor foi tema da reunião do SEDERSP

Empresários do setor de motofrete de São Paulo, da região do ABCD e do interior paulista estiveram presentes na reunião mensal do SEDERSP, realizada na última quinta-feira, 18, na sede do sindicato patronal, e puderam esclarecer dúvidas, receber informações pertinentes da categoria e principalmente discutir, de modo democrático e objetivo, sobre mobilizações no combate à informalidade.

Um dos assuntos mais debatidos foi o manifesto em prol dos motociclistas, promovido pela classe laboral, previsto para ocorrer nesta semana, 23, que tem entre as reivindicações a cobrança do Poder Público quanto às empresas irregulares de plataformas de aplicativos. Mais uma vez, a Diretoria esclareceu aos presentes que qualquer ato, desde que pacífico e apartidário, que venha a somar com as ações do SEDERSP nessa luta, é bem-vindo, e ressaltou a importância da união quando o assunto em questão envolve toda a classe motofretista.

Além dessa temática, a reunião também foi bastante esclarecedora em outros assuntos. O empresário Rafael Pacheco, de Santo André, que participou do evento pela primeira vez se sentiu “em casa” e amparado. “Tirei muitas dúvidas e agora vi que não estou sozinho”, disse, ao saber que o SEDERSP é o seu representante sindical e que pode contar com o apoio jurídico da entidade para esclarecer diversas questões da categoria.

Quem participou da reunião também assistiu à palestra “A importância do planejamento financeiro como estratégia empresarial”, ministrada pelo economista Ricardo Rocha, que teve como gancho para sua apresentação a união da classe patronal para traçar planos estratégicos em prol de todo o setor. “Cinco por cento de nossas atitudes são tomadas de forma consciente, os outros 95, de modo inconsciente. Isso porque a gente vive ligado no piloto automático. O empresário precisa estar conectado, saber o que é melhor não só para a sua empresa, mas para o seu setor, e isso se faz com união, com mobilização, contatos e troca de ideias - isso tudo também é estratégia.

“Esse é o tipo de estratégia que o SEDERSP procura alinhar com seus associados. A entidade por si não faz nada sozinha se não tiver o envolvimento e, principalmente, o engajamento de todos. O empresariado precisa entender a necessidade de criar planos em conjunto em prol do todo, é a união para o fortalecimento da classe”, disse o presidente Fernando Souza.

De acordo com Fernando, estão previstas mais palestras e cursos de capacitação direcionados aos associados.

Veja alguns depoimentos dos empresários sobre a reunião:

“Achei muito interessante a reunião, justamente por encontrar as respostas que eu precisava para trabalhar com mais precisão e segurança na minha região, que é o ABC” – Rafael Pacheco – Alternativa Express (Santo André)

“Essa palestra foi ótima para mostrar que se as empresas montarem uma estratégia em conjunto, o setor supera qualquer barreira. E esse tipo de encontro que o SEDERSP promove serve justamente para isso, para reunir as pessoas e debater temas importantes em prol do motofrete” – Antônio C.S. Junior – Rapidesh (São Bernardo do Campo)

“Esse encontro serviu para dar uma visão mais clara do setor e mostrar que, embora cada um tenha uma visão de uma realidade individual, temos que trabalhar pensando no todo, porque não existe mais aquela história de se fechar dentro da empresa. Para buscar soluções para um problema que afeta todo o empresariado do motofrete, o melhor caminho é estar sempre presente, agir, participar de manifestações, interagir, assim vem o crescimento e o fortalecimento e é disso que precisamos” – Flavio Prado – Itaim Express (São Paulo)

“Achei excelente o encontro, eu venho de longe, mas acho importante estar presente. Hoje, por exemplo, tirei várias dúvidas sobre negociação na minha cidade” – Mario Machado – MCM (São José dos Campos)