Notícias

29/07/2016 11h05
Campanha Motociclista Sangue Bom acontece neste sábado

Empresário do setor de duas rodas: mobilize seus funcionários e participe você também da campanha de doação de sangue, Motociclista Sangue Bom, que acontece nesse sábado, na unidade Clínicas da Fundação Pró-Sangue. Veja matéria publicada nessa semana no Diário Oficial do Estado de SP:

A Fundação Pró-Sangue informa que nessa semana, dia 26, o estoque de bolsas do tipo A negativo estava no chamado estágio emergencial. O ideal seria ter entre 49 e 65 bolsas; no entanto, a instituição registrava apenas 40. “Essa quantidade é suficiente para atendermos apenas à demanda de um dia de cem hospitais na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP)”, informa a hemoterapeuta Luciana Ribeiro Sampaio, da Fundação Pró-Sangue.

Ela diz que, caso a situação persista nos próximos dias, o sangue somente será destinado a casos prioritários, como vítimas de trauma e pacientes que passam por cirurgias emergenciais. A médica frisa que a quantidade de bolsas de sangue em estoque oscila de um dia para o outro. “Na semana passada, por exemplo, o armazenamento do tipo sanguíneo O negativo estava no nível emergencial. As plaquetas, por sua vez, têm validade de apenas cinco dias. Por causa dessa flutuação constante, é importante termos doação de todos os tipos sanguíneos.”

Não existe nenhum produto para substituir o sangue humano. A vida de muitas pessoas depende de transfusão e, para isso, é necessário haver quantidade adequada de sangue disponível. “Pacientes em estado de saúde crítico não podem esperar; eles dependem única e exclusivamente da ação voluntária do doador”, ressalta a hemoterapeuta.

Campanha

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que 4% da população de um país seja doadora de sangue. No entanto, a médica assinala que no Brasil a doação é feita por menos de 2% dos cidadãos. Em contrapartida, o perfil do doador brasileiro tem-se alterado. “Hoje, 80% das pessoas comparecem espontaneamente na Pró-Sangue; no passado elas vinham apenas para ajudar algum amigo ou familiar”, compara.

Para colaborar na mudança da situação atual, a cada trimestre, sempre no último sábado do mês, é realizada a campanha Motociclista Sangue Bom, na unidade Clínicas da Fundação Pró-Sangue – a próxima será neste sábado, 30.

Quem participar do ato solidário vai ganhar uma camiseta patrocinada pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de São Paulo e Região. Além de motociclistas e seus familiares, haverá apoio e participação de associados do Rotary SP, Rotaract SP Independência, Rotaract São Paulo Vila Carrão (integra jovens de 18 a 30 anos) e Interact (12 a 18 anos).

O idealizador da campanha, em 2003, é o motociclista José Aparecido dos Santos, que trabalha na empresa Patrimônio Express. Ele conta que, há 13 anos, decidiu criar a campanha porque o número de acidentes de trânsito com motociclistas era muito alto e, por isso, havia constantemente a necessidade de transfusão sanguínea. Contínua – Com a proposta de pacificação do trânsito nas grandes cidades, a ação pretende mobilizar empresas de motofrete, além dos motociclistas, para fazerem esse gesto de solidariedade. “Somos pais de família e estamos bastante preocupados com o número de acidentes ocorridos na capital paulista com os motociclistas. Hoje esse índice diminuiu por causa da nova regulamentação do motofrete (que exige curso de 30 horas e registro das empresas contratantes na prefeitura)”, conta Santos. Ele também atribui a queda à lei municipal que reduziu a velocidade em avenidas e ruas da cidade. “A necessidade de sangue é contínua. Por esse motivo, motociclistas e seus familiares fazem doação a cada três meses, quando repetimos a campanha Motociclista Sangue Bom na unidade Clínicas da Fundação Pró- Sangue”, salienta Santos. Na mais recente, promovida em abril, ele calcula que foram captadas pelo menos 42 bolsas de sangue.

Serviço:

Fundação Pró-Sangue Agendamento: Alô Pró-Sangue (0800 55 0300) – de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. O posto Clínicas fica na Av. Dr. Eneas Carvalho de Aguiar, 155 – 1º andar (a 200 metros da Estação Clínicas do Metrô) Estacionamento subterrâneo gratuito aos doadores (Garagem Clínicas Av. Dr. Eneas Carvalho de Aguiar). Consulte o endereço dos postos, os critérios para doação e mais informações no site http://goo.gl/dVUgH.