Notícias

08/07/2016 09h40
Como fazer o planejamento do seu negócio

O planejamento estratégico ajuda o empresário a tomar decisões no comando do negócio com base nas oportunidades oferecidas pelo ambiente externo em conjunto com as condições internas, favoráveis ou não, da empresa. Essa ferramenta leva o empresário a responder três questões principais:

- Onde estamos?
- Para onde queremos ir?
- Como chegar lá?

Para chegar a essas respostas, é preciso seguir as seguintes etapas:

Análise do cenário
Análise do ambiente interno: avaliação e constatação de pontos fortes a serem capitalizados pela empresa e de limitações a serem corrigidas, tendo como foco aspectos técnicos, financeiros, de infraestrutura física, de recursos humanos, entre outros.

Análise do ambiente externo: busca do entendimento das ameaças e oportunidades que o macroambiente propicia. Trata-se de reconhecer e considerar a influência de fatores econômicos, sociais, políticos, de mercado e outros no desenvolvimento da empresa.

Definição de objetivos
É o momento em que a empresa examina seus dados históricos e projeta suas metas futuras. É a resposta ao questionamento “para onde queremos ir”. De maneira geral, relaciona-se com aspectos ligados a faturamento, rentabilidade, quantidade de filiais, posicionamento no mercado.

Definição de estratégias
Como a empresa vai atingir os objetivos traçados? Para cada estratégia estabelecida, deverá haver, no mínimo, um objetivo ao qual ela servirá.

Como pode ser notado, o planejamento se desenvolve de maneira racional, de tal forma que as etapas venham a ser cumpridas organizadamente, permitindo que revisões periódicas sejam realizadas sempre que o cenário assim exigir.

(Fonte: PEGN)