Notícias

27/04/2016 12h05
Taxistas se concentram na Câmara de SP para tentar barrar projeto pró-Uber

Está marcada para esta quarta-feira (26) a votação em segunda discussão do projeto de lei 421/2015, que pode regulamentar aplicativos de caronas e compartilhamento de carros em São Paulo. O projeto é encarado como possível alternativa ao impasse entre táxis e serviços como a Uber. O texto final deve estabelecer que os motoristas da Uber e de outros aplicativos tenham de obter autorização e comprar créditos da Prefeitura para trabalhar. Dois artigos preveem pagamento de preço público para exploração de serviços.

Por conta dessa reunião, taxistas iniciaram na manhã de hoje um protesto no centro de São Paulo contra a votação desse PL.

Por volta das 9h30, cerca de 30 taxistas se postaram em frente à Câmara Municipal, no viaduto Jacareí. Os motoristas usam vuvuzelas, fogos de artifício e faixas contra o aplicativo Uber. Policiais militares acompanham o ato.

Durante o dia, o movimento na região deve aumentar. Os taxistas pressionam os vereadores a votarem contra o projeto de lei, que regulamenta o Uber e outros aplicativos de carona e aluguel de carros.

O projeto foi costurado pelo prefeito Fernando Haddad (PT) com os vereadores, em um novo capítulo da novela em torno da legalização do serviço de transporte particular, que hoje funciona sem regulamentação na cidade e se apoia em decisões judiciais pelo país.

No ano passado, sob pressão dos taxistas, a Câmara aprovou um projeto que vetou o serviço em São Paulo. Três meses depois, porém, Haddad lançou consulta pública para regulamentar aplicativos por meio de um decreto —ou seja, sem necessidade de votação pelos vereadores.

(Com informações da Folha e Portal G1)