Notícias

20/10/2015 10h45
Empresário: Veja 9 dicas de gestão na crise, por Abilio Diniz

Vivemos um período tenso no meio corporativo devido à crise que o País enfrenta, mas, no mundo empreendedor, o empresário precisa encontrar meios para se reestabelecer. A exemplo disso, citamos a vida do empresário Abilio Diniz, que já passou por altos e baixos durante sua longa trajetória empresarial.

Desde a infância, o empreendedor sabia que não adiantava chorar, que era preciso ir à luta, isso porque, quando pequeno, sofreu bullying na escola, mas não o abateu.

Para superar sua agressividade contida, Abilio passou a se dedicar aos esportes. A partir daí sua vida começou a mudar.

Ele é incisivo ao dizer que sua vida é marcada por inúmeras crises que, após esta primeira crise de aceitação social na adolescência, passaram a ganhar proporções maiores. A grande crise pessoal enfrentada por Diniz na idade adulta foi na década de 1980, época marcada por grandes brigas na família, o que marcou fortemente o método de gestão do empreendedor a partir deste momento: “Uma coisa que eu sempre deixo claro para meus alunos na FGV, que é um erro misturar empresa e família. Meu pai era um homem só coração, um bom português.

Ele dividiu a empresa em capitanias hereditárias, pois a família era mais importante e quis contemplar a todos de forma igual. Esse caminho não é o bom caminho. É um grande erro a mistura de família com negócios, nessa confusão se corre o risco de se perder ambos. Em casa que não tem pão, todos choram e ninguém tem razão”, disse, em reportagem publicada no Portal Info Abril.

Existem empresas familiares bem sucedidas? Com certeza há inúmeros casos pelo mundo, os holandeses tem uma série de bons exemplos como a C&A, que é uma empresa familiar com mais de 350 pessoas da família trabalhando nela. Existem regras de governança corporativa como se fosse uma empresa de mercado de capital aberto. Segundo o empresário, o melhor formato de empresa é o que ele mesmo aplica na gestão BRF: uma empresa sem dono, uma corporação com acionista com preferência.

Seguem as 9 dicas para gerir seus negócios na crise, por Abilio Diniz:

1. Tenha espírito de sobrevivência
É preciso ter um plano de onde se quer chegar independente do contexto.

2. Olhe para a crise como um todo
Não foque em apenas uma parte e procure entender o que está acontecendo.

3. Não reclame e não culpe a crise
Busque soluções e saiba que ela vai passar.

4. Olhe para o espelho e não para a janela
Busque autocrítica e não culpados.

5. Saiba antecipar para sair mais forte
Não tem crise que não acabe, o importante é ter antecipação para o fim da crise.

6. Saia com planos
Ande em alta velocidade, mas sem pressa.

7. Não tome decisões antes do tempo e nem à noite
Não tome decisões sem estar lúcido e com todas as informações, nem mesmo sob pressão, sem os fantasmas da madrugada. Espere até o último momento para fazer algo, pois até lá as circunstâncias podem mudar.

8. Tente enxergar a crise como uma oportunidade
Em chinês, crise e oportunidade têm o mesmo significado: aqueles que veem oportunidades saem muito mais fortes de uma crise e se tornam de fato vencedores.

9. O Brasil é mais forte do que seus governantes
Eu acredito muito na força do brasileiro. Grande parte do Brasil você não sente, é a parte do Brasil que dá certo.

(Com informações do Portal Info Abril)