Notícias

08/10/2015 10h50
Prefeitura de SP vai autorizar o uso do aplicativo Uber na cidade

Diferentemente do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, que proibiu o uso do aplicativo Uber na cidade fluminense, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, irá permitir essa prática na capital paulista, deixando centenas de taxistas frustrados com essa medida.

Para que essa atividade seja regulamentada, será criada uma nova categoria de táxi conhecida como "táxi por aplicativo". O carro terá que ser preto, com quatro portas e até cinco anos de uso. As tarifas pelo Uber terão um valor máximo, e o motorista ou a empresa usarão o valor que quiserem desde que não ultrapassem o teto permitido. O novo modelo não terá taxímetro e a cobrança será realizada sempre pelo aplicativo.

Ao contrário dos táxis comuns, os carros do Uber não poderão andar pelos corredores de ônibus. E a Prefeitura vai criar uma licença especial com valor que será definido posteriormente.

A regulamentação deve ser feita até esta quinta-feira, prazo que o prefeito tem para sancionar ou vetar uma lei aprovada pela Câmara Municipal no dia 9 de setembro e que proíbe o aplicativo Uber na cidade.

No entanto, uma emenda introduzida pela prefeitura na última votação determinou que a administração fizesse estudos para aprimorar a legislação de transporte individual de passageiros e a compatibilização de novos serviços e tecnologias.

Na ocasião, taxistas fizeram uma manifestação a favor do projeto que travou ruas da região central de São Paulo. O Projeto de Lei 349/2014 é de autoria do vereador Adilson Amadeu (PTB). Ele foi aprovado em segunda votação com 43 votos a favor, três contra e cinco abstenções.

(Com informações do Portal G1)