Notícias

01/09/2015 09h20
SEDERSP participa de seminário sindical

Com o objetivo de estar atento a tudo o que ocorre no universo relacionado aos sindicatos, o SEDERSP participou, nos dias 27 e 28 deste mês, do Seminário de Direito Sindical no Fórum de Justiça do Trabalho de São Paulo.

A Democracia Sindical foi o tema principal desses dois dias de encontro, que contou a participação de palestrantes ligados ao Ministério Público do Trabalho, advogados e representantes sindicais. Dentre outros assuntos abordados, destaque para garantias jurídicas e políticas do sindicalismo, assembleias e processos decisórios, eleições e papel do judiciário na democracia sindical e a democracia na ótica das entidades patronais.

Entre os representantes do SEDERSP estava o advogado Angelúcio Piva, do departamento Jurídico da entidade. Para ele, essa participação do sindicato patronal é de grande valia por vários fatores, dentre eles, o de manter a proximidade com autoridades para debater questões relacionadas à categoria, bem como aprofundar os conhecimentos na área sindical e de direito do trabalho e também para saber sobre a opinião desses órgãos sobre organização sindical.

“As empresas de motofrete são prestadoras de serviços, portanto, a relação de trabalho com os colaboradores é muito intensa. Conhecer essa relação e as regras que as regulam é de extrema importância para uma melhor manutenção do setor”, disse Angelúcio.

O evento foi organizado pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 2ª Região, Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical do Ministério Público do Trabalho e Grupo de Estudos e Defesa do Direito do Trabalho e do Processo Trabalhista da Universidade Federal do Ceará.

(Foto: TRT-SP)