Notícias

20/07/2015 11h50
Novo limite de velocidade das Marginais Tietê e Pinheiros já está em vigor

Motoristas e motociclistas devem estar atentos às reduções de velocidade na capital paulista. Isso porque já está valendo a nova a redução de velocidade nas pistas expressa e local das marginais Pinheiros e Tietê. A mudança teve início nesta segunda-feira (20).

Na marginal Tietê, as pistas expressas passam a ter velocidade reduzida dos atuais 90 km/h para 70 km/h para veículos leves, e dos atuais 70 km/h para 60 km/h para veículos pesados.
Já as pistas centrais da Marginal Tietê têm a velocidade máxima reduzida de 70 km/h para 60 km/h e as locais, de 70 km/h para 50 km/h - ambas as alterações para todos os tipos de veículos.

Na marginal Pinheiros, as pistas expressas terão o mesmo limite de velocidade que na marginal Tietê. Já nas pistas locais, o limite passará a ser de 50 km/h. Não há pistas centrais nessa via.

De acordo com a Prefeitura de São Paulo, o motivo para a redução é diminuir o número de fatalidades em acidentes de trânsito – já que, quanto mais rápido o veículo, maior a probabilidade de matar em caso de choque.

A redução segue uma tendência cada vez mais disseminada em países europeus como Áustria, Bélgica, França, Alemanha, Espanha, Noruega e Portugal. A Prefeitura usa como exemplo o caso da Dinamarca, que, ao diminuir a velocidade máxima de trechos de rodovias de 60km/h para 50 km/h, conseguiu abaixar em 24% os acidentes com mortes.

Na última semana, letreiros instalados nas marginais e em seus entornos já alertavam para a mudança. Neles, foram também inseridos números das fatalidades ocorridas em suas pistas nos últimos anos.

Somente em 2014, de acordo com o governo municipal, houve 1.180 acidentes com vítimas nas marginais, com um saldo de 73 mortos e 1.399 feridos. Só na Marginal Tietê foram 40 mortos, sendo 54 por atropelamentos, que mataram 15.

Na Pinheiros, foram no total 580 acidentes, que deixaram 33 mortos. Destes, 10 foram por atropelamento.

"Esta é uma campanha que tem de ser da cidade. Estamos falando de vidas. A velocidade do veículo tem de ser segura", justificou o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, na apresentação da nova norma, na primeira quinzena do mês.

“Acidente é uma coisa em que se tem a questão do imponderável: você melhora um ambiente, reduz os acidentes e, com isso, pode reduzir a gravidade disso. Nenhum acidente é razoável”, completou o diretor de Planejamento e Educação no Trânsito da CET, Tadeu Leite Duarte.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), os acidentes de trânsito podem acabar se tornando a quinta maior causa de mortes no mundo em 2030. De acordo com um estudo da WRI Brasil-EMBARQ Brasil, o risco de morte é de mais de 80% quando alguém é atropelado por um veículo a 60 km/h. No entanto, se o mesmo carro estiver a 50 km/h, as chances caem para menos de 50%.

(Com informações do Portal IG e jornalFolha de SP)