Notícias

26/06/2015 11h30
Av. Paulista será fechada neste domingo para inauguração de ciclovia

A Avenida Paulista, uma das principais vias da cidade de São Paulo, ganhará neste domingo (28) 2,7 km de ciclovia. Por conta dessa inauguração, ela estará interditada para o tráfego de veículos a partir das 10h desta data.

Com 2,7 km de extensão e construída no canteiro central, entre a Praça Oswaldo Cruz e a Rua Angélica, a ciclovia tem 4 metros de largura. A ciclovia foi elevada e fica a uma altura de 18 cm em relação às faixas de rolamento ao seu lado.

O percurso na Paulista será bidirecional ocupando o canteiro central, entre a Praça Oswaldo Cruz e a Rua Haddock Lobo. Na esquina com esta rua, quando o canteiro central termina e dá lugar ao Túnel José Roberto Fanganiello Melhem (Complexo Viário Paulista), a ciclovia continua bidirecional na faixa da esquerda até a Rua da Consolação e segue à direita entre a Consolação e a Avenida Angélica.

Devido ao alargamento do canteiro central, as faixas das duas pistas, tanto no sentido Consolação quanto no sentido Brigadeiro, foram reajustadas e diminuíram a largura de 3 metros para 2,8 metros. Já a faixa de ônibus, à direita da pista, perdeu 20 centímetros, passando de 3,5 metros para 3,3 metros.

A obra durou quase 6 meses, custou R$ 12,2 milhões aos cofres públicos, no trecho entre as Avenida Paulista e Bernardino de Campos, incluindo a instalação de dutos para a passagem de fibra ótica sob a pista.

Diferentemente da maioria das ciclovias, que são pintadas com tinta vermelha, a da Paulista é feita com concreto pigmentado com coloração. De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes, o método garante maior durabilidade, regularidade e resistência do piso.

Com a implantação dessa ciclovia, foram retiradas as floreiras e relógios do canteiro central.

Segundo a Secretaria, os relógios devem ser realocados posteriormente nas calçadas. Já os pedestres ficarão na ilha de segurança durante a travessia.

Rua Itápolis

Na mesma data, também será entregue a ciclovia da Rua Itápolis. O trajeto passa ao lado do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu) e faz conexão com as ciclovias da avenidas Paulista e Pacaembu.

Com essas inaugurações, a cidade passa a contar com 334,9 km de malha cicloviária, incluindo 31,9 km de ciclorrotas. A atual gestão inaugurou 238,3 km de ciclovias desde junho de 2014. Antes, São Paulo possuía 64,7 km de ciclovias.

(Com informações do Portal G1 – Imagem: Tatiana Santiago/G1)