Notícias

16/06/2015 09h50
SEDERSP participa de mais uma reunião com o Grupo de Trabalho Motofrete

O SEDERSP acompanhou mais um encontro do Grupo de Trabalho Motofrete, ocorrido na sede da Companhia de Engenharia de Tráfego - CET, no início deste mês. Essa reunião tem como finalidade tratar, junto aos órgãos públicos e entidades do setor de duas rodas, assuntos de interesse da categoria motofretista.

Nesse GT já foram abordados vários temas, entre eles o projeto “Frente Segura”, que consiste na implantação dos bolsões de espera nos semáforos; a ativação dos bolsões de estacionamento na região do Centro e a implantação de novos próximos à Avenida Paulista; a elaboração da proposta para a faixa de motos; a preparação da Lei de Motofrete; planejamento da atuação na educação e também em campanhas na mídia; proposta de desenvolvimento de uma sinalização específica para o motociclista; providências para uma fiscalização mais efetiva; cursos de motofrete, entre outros assuntos, todos com o acompanhamento de representantes do sindicato patronal de motofrete.

Durante o encontro recente, a CET apresentou o número de acidentes envolvendo motocicletas ocorridos em São Paulo no ano de 2014. Segundo os dados, houve uma queda em relação aos dois últimos anos. A Companhia atribui essa diminuição à implantação do “Frente Segura” - esse foi um dos projetos em que o SEDERSP contribuiu com o envio de sugestões durante as reuniões com o Grupo de Trabalho.

Outro tema debatido foi sobre o Projeto de Lei Motofrete, ao qual o SEDERSP já apresentou suas propostas. Na ocasião, o diretor do DTP, Daniel Telles, reforçou a necessidade de outras entidades participantes também encaminharem sugestões.

O evento também discutiu a necessidade uma faixa de segurança de emergência para motos/veículos nas marginais Pinheiros e Tietê. De acordo com estudos da CET, 8% das mortes envolvendo motociclistas ocorrem nessas vias. Outra avenida que entrou nessa pauta de sugestões foi a 23 de Maio.

Em breve, todas essas indicações serão encaminhadas à Secretaria de Transportes para análise.

A próxima reunião do GT Motofrete está programada para acontecer no dia 23 deste mês e terá novamente a participação do SEDERSP.