Notícias

21/05/2015 11h45
Senado adia votação de MP que muda seguro-desemprego

O Senado adiou para a próxima terça-feira, 26, a votação da Medida Provisória 665, que muda regras de acesso do seguro desemprego, abono salarial e seguro defeso para pescadores profissionais. O texto faz parte do ajuste fiscal da presidente Dilma Rousseff e precisa ser aprovado até o dia 1º de junho para não perder a validade.

Com muitos senadores escritos para discursar durante a sessão, governistas passaram a temer derrota com o avançar da sessão. O apelo foi feito pelo líder do governo no Senado, Delcídio do Amaral (PT-MS).

“Essa sessão ia entrar pela noite e consequentemente a gente passa a ter dificuldade de quórum e achamos mais prudente terminar a discussão hoje e terminar na terça-feira”, disse.
Outro ponto de preocupação do governo é um artigo sobre o abono salarial, cuja constitucionalidade foi questionada por alguns senadores.

A MP 665 exige a comprovação de um ano de trabalho em um período de 18 meses para ter acesso ao seguro-desemprego pela primeira vez. Na legislação anterior, era necessário apenas comprovar seis meses para receber o auxílio.

O texto original do governo previa uma legislação ainda mais dura, com a exigência de 18 meses de trabalho para ganhar o seguro desemprego, mas a medida foi flexibilizada no Congresso em acordo com o Palácio do Planalto. A carência cai para nove meses no segundo pedido de seguro desemprego e para seis meses a partir do terceiro.

O abono salarial, benefício pago ao empregado de baixa renda, só será pago a quem comprovar o vínculo formal de no mínimo 90 dias, enquanto na legislação anterior o benefício era pago a quem ficasse um mês no trabalho.

A medida ganhou oposição de dois senadores do PT, Lindhberg Farias (RJ) e Paulo Paim (RS), e de outros nove de partidos governistas. Durante o discurso do líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), manifestantes da Força Sindical jogaram “petrodólares” no plenário e foram retirados das galerias.

A MP 665 e a medida provisória 664, que restringe o acesso à pensão por morte, foram editadas pelo governo federal com objetivo de poupar R$ 18 bilhões por ano para sanear as contas públicas. Entretanto, a Câmara dos Deputados incluiu na última medida uma alteração no cálculo das aposentadorias, o que pode onerar a Previdência Social.

(Fonte: Portal Terra – Imagem: Internet)