Notícias

26/03/2014 13h15
Rodovia D. Pedro I conta com cabines de pedágio para motoqueiros
O projeto "Passagem de Motos" já está funcionando em algumas praças de pedágio da Rodovia Dom Pedro I. Nesta primeira fase, a concessionária Rota das Bandeiras implantou uma sinalização especial, com faixas e placas indicativas, que orientam os motociclistas a utilizarem determinadas cabines. O objetivo é proporcionar maior segurança para os motoqueiros que utilizam as estradas paulistas.

As praças de pedágio da Dom Pedro I ficam em Itatiba (km 110,1), Atibaia (km 79,9) e Igaratá (km 26,5). A intenção é separar as motos das pistas de cobrança automática, onde há grande circulação de veículos, principalmente de grande porte, em velocidade, o que pode gerar acidentes.

Apesar da sinalização, o motociclista não é obrigado a utilizar a cabine indicada, ficando livre para usar os outros pontos de cobrança se desejar. Da mesma forma, a cabine demarcada não é exclusiva, isto é, poderá ser utilizada livremente por outros usuários. De acordo com a Rota das Bandeiras, cerca de 3% dos usuários da SP-65 são motoqueiros.

O projeto prevê a expansão do projeto para outras rodovias sob concessão do Estado após o período de avaliação dos resultados obtidos na SP-65, que deve durar aproximadamente 45 dias.

Fonte: Portal do Governo do Estado de SP

Foto: Divulgação