Notícias

19/02/2015 09h30
Seis perguntas que indicam se você é um bom chefe

O que faz de alguém um bom chefe ? Você já parou para pensar se tem sido um bom líder para seus empregados? Nem sempre é fácil fazer esse tipo de avaliação. O blogueiro do site do New York Times Jay Goltz, que fala sobre a arte de gerenciar um pequeno negócio, fez uma lista de perguntas que podem ajudá-lo a avaliar se você é um bom chefe. Confira.

1- Você construiu um ambiente respeitoso? Isso significa que você não só tem respeito pelos outros mas também exige que os funcionários se respeitem. Há profissionais que acham que não há problema em desrespeitar outros – porque são “melhores”, porque estão em um dia ruim. Às vezes pedir desculpas e conversar funciona. Mas pode ser necessário substituir pessoas assim.

2. Você dá treinamento e ferramentas adequadas para que todos façam um bom trabalho? Se não, está fadado a decepcionar funcionários e clientes.

3. Você dá feedback positivo para um trabalho bem-feito? Não precisa dar um prêmio de funcionário do mês, mas elogiar é essencial.

4. Você dá oportunidades para quem aceita responsabilidade, faz um bom trabalho e mostra vontade de subir na empresa? Ou as pessoas que são promovidas são aquelas que sabem bajular melhor? É bom analisar isso
objetivamente.

5. Você mostra liderança? Em uma empresa pequena, o chefe tem de ser o gestor e o líder. Você comunica a missão da empresa? Permanece calmo quando o mar está bravo? Dá um bom exemplo?

6. Você é eficiente? Você delega responsabilidades, sem fazer microgestão? Você toma as decisões difíceis? Muitas empresas quebram ou têm de demitir bons profissionais porque não sabem fazer o necessário para manter o negócio saudável. Ser um bom chefe é difícil. Mas ser um mau chefe é fácil.

(Fonte: Revista PEGN)