Notícias

12/02/2015 10h15
SEDERSP luta por regularização para a região do Vale do Paraíba

No último dia 23, o SEDERSP, representado pelo presidente, Fernando Souza, e os advogados Angelúcio Piva e José Piva, esteve no Tribunal Regional do Trabalho, na capital paulista, em audiência solicitada pela própria entidade, na tentativa de estabelecer melhor relação com o sindicato laboral do Vale do Paraíba, bem como atender à categoria econômica formada pelos empresários de motofrete da região.

Preocupada com a atual situação regional, o SEDERSP interpôs dissídio coletivo, pedindo a intervenção da Justiça do Trabalho para que o sindicato da classe trabalhadora (Sindimotovale) apresentasse uma proposta de negociação, contendo reajuste salarial, fixação de pisos, entre outros itens, já que o Vale não contempla de uma convenção coletiva para a categoria de motofrete. Porém, nada foi apresentado, sob a argumentação laboral de que já existe uma negociação com outro representante sindical.

“Essa não foi a primeira vez que tentamos intervir na Região do Vale do Paraíba em busca de regularização”, comenta Fernando Souza. Ciente dos problemas que o setor regional enfrenta, o SEDERSP realizou, em novembro passado, uma reunião com os empresários do ramo, que resultou na aprovação de reivindicações encaminhadas ao Sindimotovale, juntamente com uma solicitação para que a diretoria comparecesse na sede do SEDERSP no mês seguinte. No entanto, apesar da notificação, não houve comparecimento da parte.

Com base nesse contexto e preocupado com as consequências que a região pode sofrer sem uma convenção, o SEDERSP solicitou a intervenção do Ministério Público do Trabalho para que assuma as negociações coletivas.

Vale ressaltar que em outros locais em que o SEDERSP atua, as negociações coletivas têm sido realizadas com sucesso, com destaque para a capital paulista e as regiões de Osasco, Sorocaba, São José do Rio Preto, Santos e Campinas, o que mostra a força do Sindicato das Empresas de Distribuição das Entregas Rápidas do Estado de SP, fazendo valer a frase “juntos somos fortes”.