Notícias

20/02/2014 15h45
Aprenda como se alongar antes de passar muito tempo sobre a moto
Colunista do G1 mostra exercícios que ajudam na jornada. Com a prática, piloto vai definindo o tempo necessário para os exercícios

Duzentos quilômetros parecem uma distância longa? Depende. Se você estiver dentro de um avião, estirado na classe executiva, ela passa em menos de 15 minutos, período no qual mal vai dar para tomar uma (ou duas, vai) taças de champanhe, vendo o planeta do alto, mas... e se você estiver ao guidão de uma moto?

Na semana passada, percorri 200 km ao guidão da nova Ducati Monster (veja coluna), montanha acima e abaixo, nas mais tortuosas estradas que já vi, na ilha espanhola de Tenerife. A fabricante fez questão de que os participantes do evento passassem um dia inteiro fazendo essas manobras, sabendo das qualidades especiais de sua cria no que diz respeito a curvas.

Saímos de manhã cedo e só chegamos no fim da tarde. No fim da jornada, ao abrir a porta do quarto com a cabeça lotada de imagens estupendas dos locais visitados e feliz pelas intensas sensações vividas ao guidão da moto, tive certeza de que a experiência de toda uma vida ao guidão me deu ensinamentos tão valiosos quanto a banheira cheinha de água quente em que estava prestes a entrar.

E são estes ensinamentos que vou dividir abaixo.

A primeira e (pelo que ando vendo por aí) nada óbvia lição é que não dá para montar em uma moto para qualquer trajeto que seja sem um mínimo de preparação física, técnica e psicológica. No grupo de jornalistas do evento havia cerca de três dezenas de colegas, todos eles 100% preparados para a missão. Não me refiro a habilidades específicas de pilotagem, já que avaliar uma motocicleta em estrada aberta ao tráfego não demanda levá-la ao limite, mas, sim, conduzir como um motociclista padrão.

Chegamos todos sãos e salvos depois de tanta curva apertada em estrada totalmente desconhecida. E ficou mais do que claro o profissionalismo de nossa espécie, gente que sabe que um motociclista tem que sempre estar em forma. Ratos de academia? Esqueçam. Eu mesmo nunca fui chegado ao ambiente fitnesss, mas também não sou um “largado”, um fora de forma que quando olha para baixo não vê a ponta dos pés.

Leia mais em:
http://g1.globo.com/carros/dicas-de-motos/noticia/2014/02/aprenda-como-se-alongar-antes-de-passar-muito-tempo-sobre-moto.html


Roberto Agresti escreve sobre motocicletas há três décadas. Nesta coluna no G1, compartilha dicas sobre pilotagem, segurança e as tendências do universo das duas rodas.

Fonte: G1

Foto: SEDERSP