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08/12/2014 16h00
SEDERSP participa de elaboração de propostas de melhorias para motofretistas

O presidente do SEDERSP, Fernando Souza, o vice Milton Cordeiro e o assessor Ronaldo Brito estiveram no dia 1º de dezembro na sede da Abraciclo para elaborar junto a essa entidade e o sindicato laboral, propostas de melhorias na segurança dos motociclistas que circulam na cidade de São Paulo.

No documento, que foi entregue à CET no dia seguinte, durante a reunião semanal do grupo de Trabalho Motofrete, constam solicitações relacionadas aos bolsões de estacionamento, faixa de segurança com sinalização de solo, alteração da Lei 14.491/07, campanhas educacionais de trânsito, além de melhorias no ambiente do motociclista.

Veja as propostas encaminhadas:

1. Bolsões de estacionamento

Destinar 50% das vagas atuais exclusivamente para motocicletas com placa vermelha, principalmente nas regiões comerciais (Centro, Paulista, Brooklin, Faria Lima entre outros), como medida de incentivo a regulamentação.

Ampliar em 40% a capacidade de cada bolsão nas regiões mencionadas no documento anexo, que tem como referência o ano de 2011.

2. Faixa de segurança com sinalização de solo

Implantação de um projeto piloto nas vias com maiores índices de acidente, tais como Marginais Tietê e Pinheiros, Av. 23 de Maio, Radial Leste, Estrada do M’Boi Mirim, Av. do Estado e Av. Bandeirantes. Essa faixa deve apresentar cor diferenciada das demais, sinalização apropriada, com tinta antiderrapante e circulação em velocidade reduzida a ser definida pela CET nos períodos de tráfego intenso. Croqui com exemplo anexo.

3. Alteração da Lei 14.491/07

Principais pontos a serem revisados em reunião específica:

• Penalidade e multa para empresas que não tenham o Termo de Credenciamento
• Cadastramento do Condutor (CONDUMOTO)
• Licença Motofrete
• Fiscalização das atividades
• Revisão das Portarias 131/132/133/134/135 de 2011 SMT.GAB
• Cadastramento das empresas de aplicativos junto ao DTP
• Substituição do autônomo pelo micro empreendedor individual

4. Campanhas de Educação

Implantação de ações educativas nas vias com maior índice de acidentes, como, por exemplo, nas vias com painéis eletrônicos, utilizá-los para enviar mensagens educativas, alertando sobre os riscos de acidentes nos locais mais comuns e incentivar a harmonia no trânsito. Aplicação de parte dos recursos do FMDT – Fundo Municipal de Desenvolvimento do Trânsito para campanhas e ações educativas

5. Ambiente do motociclista

• Melhoria da sinalização de solo, com previsão de uso de tinta antiderrapante, vertical e horizontal (Ex: placas da Marginal Tietê de proibição de motos ficam em posição de difícil visualização),
• Estabelecer regras claras sobre a instalação de placas metálicas no solo, usadas para tampar buracos temporariamente (nível, rugosidade, sinalização) e que diminuem consideravelmente a aderência, potencializando o risco de acidentes.
• Aumentar o número de bike box e facilitar o acesso.
• Definir novas regras para o uso de tachões nas ruas e avenidas.
• Avaliação de circulação em vias onde foram implantados o aumento do número de faixas e consequente estreitamento (Ex: Nove de Julho, Santo Amaro, 23 de Maio e Rubem Berta, Radial Leste e M´Boi Mirim).

Na foto, representantes das entidades preparam documento para envio à CET.