Notícias

22/07/2021 15h00
Empresas de aplicativos tentam barrar taxa da Prefeitura de SP

A Revista Veja publicou em seu portal reportagem sobre a tentativa de empresas de aplicativos em barrar a emenda aprovada pela Câmara Municipal de São Paulo que prevê uma taxa fixa para aplicativos de entrega e de transportes na cidade.

O texto da emenda determina que a Prefeitura poderá cobrar um valor variável, a ser determinado, a qualquer empresa que atue dentro da cidade com atividades econômicas intensivas no uso do viário urbano o que inclui esses serviços de aplicativos de transporte e entregas.

Essas empresas de app, que já somam mais de 150 plataformas na capital, segundo publicação da Veja, alegam na reportagem já serem tarifadas na capital paulista e que mais um tributo iria prejudicar preços ao consumidor e reduzir a renda do entregador.

Vale ressaltar que a capital paulista é a cidade com maior abrangência desse tipo de serviço e que, paralelo a essa atividade desses aplicativos, existem empresas formais que atuam na cidade com entregas rápidas pagando todos os seus impostos e taxas municipais.

O SEDERSP entende que essa emenda trará um equilíbrio entre esses aplicativos e as empresas que atuam na formalidade, arcando com os mesmos deveres e obrigações tributárias das formais.

“Argumentar que essa cobrança irá afetar o bolso do consumidor e prejudicar o entregador com redução de renda é, mais uma demonstração de que falta responsabilidade social por parte desses aplicativos” – Fernando Souza, presidente do SEDERSP.

Para ver a matéria na íntegra, copie e cole o link: https://veja.abril.com.br/blog/radar/empresas-tentam-barrar-taxa-da-prefeitura-de-sp-a-uber-e-apps-de-entrega/