Notícias

31/05/2021 09h00
Globo repórter mostra a situação precária dos motoboys por aplicativo

O programa Globo Repórter da TV Globo, fez um especial sobre a vida de quem trafega pelas ruas para fazer entregas, com destaque para o motoboy que atua com aplicativo.
A reportagem relata que cerca de 900 mil entregadores trabalham com essa prestação de serviço e destaca que a maioria não tem seguro nem garantia trabalhista.

Veja parte da matéria que cita essa questão trabalhista envolvendo os motoboys e as empresas de aplicativos:

Não há dados precisos, mas estima-se que sejam mais de 900 mil entregadores em todo o Brasil. E a maioria não tem seguro nem garantia trabalhista. Para a socióloga Ludmila Abílio, ao mesmo tempo em que se tornaram mais essenciais do que nunca durante a pandemia, eles veem suas condições de trabalho se deteriorarem.

“Você tem uma enorme discussão hoje sobre as regulações desse trabalho. Isso está em disputa no mundo inteiro. Como é que a gente vai reconhecer o estatuto desse trabalhador? Como é que vamos proteger, dar garantias, assegurar que esse trabalhador não passe 12 horas por dia na rua, 7 dias por semana vivendo com salário mínimo?”, questiona Ludmila Abílio.

Flávio Prol, diretor da Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia, diz que as empresas de aplicativo funcionam como intermediárias entre serviços e ressalta a não existência de vínculo trabalhista direto entre o entregador e essas empresas.

”Faltam todas as configurações de uma vinculação trabalhista comum, como a habitualidade, como a necessidade de você responder e estar à disposição do seu empregador”, diz Prol.

Para ver a reportagem completa, copie e cole o link: https://glo.bo/3pmixbj


(Com informações do site Globo Repórter/ Imagem: Reprodução Globo Repórter)