Notícias

14/04/2021 15h50
No podcast Tropeiro de Notas, presidente do SEDERSP fala sobre a concorrência desleal dos aplicativos

O SEDERSP teve participação especial na inauguração do primeiro episódio do podcast Tropeiro de Nota, do jornalista Frederico Guimarães. O tema foi sobre a precarização no trabalho de um modo geral.

Nessa pauta, também entraram os entregadores informais que atuam com entregas por aplicativos. Para relatar como vivem esses prestadores, Frederico falou com quem atua diretamente nessa linha de frente e que carrega o baú nas costas sobre duas rodas para levar comida aos clientes desses aplicativos, sendo que, muitas vezes, sequer, esse trabalhador motoboy tem tempo ou condições financeiras de se alimentar durante sua longa jornada de trabalho. Dentre os entrevistados, um deles disse ter que praticar até quatro turnos diários para conseguir levar o sustento à família.

Sobre o aspecto empresarial, que engloba desde as questões trabalhistas, sociais até fiscais, Fernando Souza, presidente do SEDERSP, fez um comparativo sobre a atuação dos aplicativos em relação às empresas formais celetistas.

“A tecnologia deveria funcionar como uma aliada dos trabalhadores e não como um fator prejudicial. A concorrência é ótima, mas tem que ser boa para todos. Não adianta você ter profissionais que exercem a mesma função e ter uma disparidade de direitos totalmente diferente. O profissional que trabalha comigo exerce a mesma função que o rapaz do aplicativo. Existem direitos e deveres. Já essas empresas de aplicativos estão cheias de serviços e sem nenhum tipo de responsabilidade. Elas faturam milhões. O que precisa é uma regulamentação”, disse Fernando.

A reportagem contou também com a participação do desembargador do TRT-15, Jorge Luiz Souto Maior, do ex-ministro do Trabalho Ronaldo Nogueira e outros especialistas, que falaram sobre várias formas de precarização no trabalho e o quanto isso se torna prejudicial para a sociedade como um todo. “Eles trabalham excessivamente”, disse o desembargador no que se refere à chamada “uberização”.

Para ouvir a reportagem na íntegra, copie e cole o link: https://open.spotify.com/show/7LDDpfY7tpPikrSLHoUmxs