Notícias

30/03/2021 13h00
Motoboy de aplicativo relata dificuldades nesse momento de pandemia

O programa Encontro com a Fátima, da TV Globo, exibiu nesta terça-feira, 30, uma matéria sobre a precarização do trabalho de profissionais que atuam no transporte com aplicativos, entre eles os motoboys. A reportagem destacou a decisão da Espanha em considerar os motoboys de apps como assalariados.

Em conversa com a apresentadora, um entregador de delivery que trabalha há três anos com entregas por aplicativo contou um pouco das dificuldades que passa ao exercer essa atividade.

“A gente passa um sufoco na rua”. Ao ser questionado se acha que seu trabalho é essencial ele respondeu que para os aplicativos não é visto dessa forma. “Onde eu sou essencial nisso? A gente ganha taxa de 4 reais, cinco reais, as peças da moto são caras, tudo ficou mais caro”.

Esse mesmo motoboy relata que desde quando começou a atuar não teve nenhum reajuste repassado a ele.

Nessa pandemia, a situação agravou já foi contaminado pelo Coronavírus, precisando ficar 18 dias sem trabalhar e não teve nenhum suporte do app. “Se não fosse a minha esposa e minha sogra a gente estaria passando fome”, disse.

O programa também conversou com procurador do Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro João Berthier que falou sobre a questão trabalhista dos profissionais que atuam com transporte por aplicativo. “Eles têm relação de emprego sim. São seres humanos prestando serviços profissionais. Trabalham todo dia e têm a subordinação, fruto da tecnologia. Quanto mais corrida você aceita, mais corrida terá e a precificação é baixa porque você trabalha muito”, disse.

Para assistir à matéria, copie e cole o link: https://globoplay.globo.com/v/9394390/

(Imagem: Reprodução TV Globo)