Notícias

19/03/2021 09h00
Bruno Covas antecipa feriados municipais e muda rodízio para o período das 20h às 5h

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, anunciou nesta quinta-feira (18) a antecipação de feriados para reduzir a circulação de pessoas e a lotação do transporte coletivo, neste pior momento da pandemia de covid-19 no País.

Os feriados municipais de 2021 (Corpus Christi, Consciência Negra) e 2022 (Aniversário de São Paulo, Corpus Christi, Consciência Negra)serão antecipados já para os dias 26, 29, 30, 31 de março e 01º de abril.

No ano passado, medida semelhante foi adotada e a gestão avaliou o resultado como positivo, aumento no índice de isolamento e redução na circulação de pessoas, lotação dos ônibus e dos índices de congestionamento.

* 26 de março (sexta-feira) – Corpus Christi de 2021;
* 29 de março (segunda-feira) – Dia da Consciência Negra de 2021;
* 30 de março (terça-feira) – Feriado do aniversário da cidade de São Paulo de 2022;
* 31 de março (quarta-feira) – Corpus Christi de 2022;
* 01º de abril (quinta-feira) – Dia da Consciência Negra de 2022.

Dia 20 de abril será mantido o feriado nacional da Paixão de Cristo, “sexta-feira santa”.

Covas antecipou em 2020 o Corpus Christi (11 de junho) e da Consciência Negra (20 de novembro) serão antecipados para 20 e 21 de maio.

O Governo do Estado também antecipou feriados em 2020, como “9 de Julho” (Revolução Constitucionalista) para o dia 25 de maio.

RODÍZIO

Covas anunciou mudança de horários de rodízio. Das 7h às 10h e das 17h às 20h será liberada a circulação de carros de qualquer placa e as restrições, de acordo com o dia da semana passam a ser das 20h às 5h.

A mudança começa a valer nesta segunda-feira, 22 de março de 2021.

As proibições continuam de acordo com o final da placa e o dia da semana:

segunda-feira: 1 e 2

terça-feira: 3 e 4

quarta-feira: 5 e 6

quinta-feira: 7 e 8

sexta-feira: 9 e 0

Segundo Bruno Covas, o objetivo é reduzir a lotação dos ônibus nos horários de pico e seguir o toque de recolher do Governo do Estado de São Paulo que é justamente das 20h às 5h

O rodízio noturno vigorará inclusive em feriados.

Transitar em locais e horários não permitidos pela regulamentação prevista no Código de Trânsito Brasileiro implica em infração de trânsito de nível médio, resultando em multa no valor de R$ 130,16 e acréscimo de 4 (quatro) pontos no prontuário do motorista.

Durante o rodízio, os veículos ficam impedidos de circular no Centro Expandido, incluindo as vias que delimitam o chamado Mini Anel Viário, formado pelas marginais Tietê e Pinheiros, avenidas dos Bandeirantes e Afonso D´Esccragnole Taunay, Complexo Viário Maria Maluf, avenidas Tancredo Neves e Juntas Provisórias, Viaduto Grande São Paulo e avenidas Professor Luís Inácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf.

ZONA AZUL, FRETADOS E CAMINHÕES COM RESTRIÇÕES MANTIDAS:

Ficam mantidos o funcionamento da Zona Azul e o horário das demais restrições existentes na cidade: Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF).

FROTA DE ÔNIBUS:

O prefeito Bruno Covas, em resposta ao Diário do Transporte, disse que durante o período de feriado antecipado a frota de ônibus da semana não terá alteração, permanecendo os horários praticados atualmente em dias úteis.

“Nós não vamos mexer com oferta de ônibus circulando pela cidade de São Paulo durante esse período de antecipação dos feriados municipais. Ela vai permanecer a mesma que é em qualquer dia de segunda a sexta, permanecendo também a frota específica de sábados e domingos, então não haverá nenhuma alteração na frota que circula na cidade de São Paulo.”

Ainda de acordo com Bruno Covas, o inquérito sorológico da cidade para monitoramento da covid-19 não mostrou que o índice de contágio pela doença seja maior no transporte público.

“Agora eu queria aqui reforçar mais uma vez um dado que já mencionamos em diversas coletivas que é importante mencionar mais uma vez que todos os estudos feitos pela secretaria de saúde do município mostram que a porcentagem da população infectada que utiliza o transporte público na cidade de São Paulo é a mesma da população que não utiliza transporte público na cidade de São Paulo. Embora esse seja um tema importante, não é um tema que tenha afetado a quantidade de pessoas que estão com coronavírus na cidade de São Paulo” – disse o prefeito.

(Diário do Transporte- texto e imagem)