Notícias

12/03/2021 09h00
Entregadores de aplicativos na Espanha passarão a ser assalariados

A realidade dos entregadores delivery da Espanha será bem diferente da atual situação vivida no mundo inteiro, após uma decisão inédita, anunciada nesta quinta-feira pela ministra do Trabalho Yolanda Díaz.

De acordo com a informação, esses profissionais passarão a trabalhar como assalariados. Nesse caso, aplicativos como UberEats, por exemplo, deverão se adaptar às novas determinações do governo espanhol. Vale destacar que essa ação é inédita na Europa e traz à tona uma ampla discussão em torno do fato não somente nos países europeus, mas em todo o mundo.

Além dessa mudança, o governo estabeleceu que os sindicatos deverão ter informações passadas pelos aplicativos referente aos algoritmos e sistema de inteligência artificial.
As empresas terão três meses para se adaptar às novas regras.

Em sua conta no twitter (@Yolanda_Diaz_), Díaz afirmou que graças ao acordo com os agentes sociais seu país está na vanguarda internacional na lei na defesa e nos direitos das pessoas que atuam nessa atividade de entregas e ressaltou que não se trata de empreendedores e sim trabalhadores.

“Essa é uma realidade que afeta trabalhadores motoboys do mundo inteiro. Ver esses profissionais sendo reconhecidos como assalariados, tendo seus direitos assegurados, ainda que num país distante do nosso, reacende expectativa de mudanças em nossa legislação” – Fernando Souza, presidente do SEDERSP.