Notícias

24/02/2021 11h00
Precarização do trabalho de motoboys de aplicativos é tema de matéria da Folha de São Paulo

O Jornal Folha de São Paulo publicou uma matéria que teve como entrevistado o motoboy de aplicativos Paulo Roberto. Ele integra o movimento Entregadores Antifacistas e relatou vários problemas relacionados aos aplicativos de delivery, sendo o principal motivo a precarização desse serviço por app.

Em seu relato, Paulo conta que, mesmo sem motivos, foi bloqueado diversas vezes por essas empresas e que também recebia ameaças de bloqueio como, por exemplo, quando estava saindo para fazer uma entrega e o pneu da moto furou. “Liguei (para o aplicativo) e informei para mandarem outro entregador, porque eu não ia dar conta”, disse. Segundo ele, o app informou não ter outro entregador por perto e que ele poderia cancelar o pedido. “Eu disse que, se fizesse isso, me bloqueariam, porque isso já tinha acontecido outras vezes. Garantiram que não. No outro dia arrumei o pneu e, na hora que liguei o aplicativo para ir trabalhar, eu estava bloqueado. Falei, “chaga, mano, vou denunciar os cara”, relata.

Após o bloqueio, Paulo conta que fez uma denúncia nas redes e que a partir daí o problema ganhou repercussão, tanto negativa quanto positiva. Depois desse episódio, ele, juntamente com outros motoboys de aplicativo, começaram em 2020 uma série de protestos contra a precarização de trabalho relacionada a esses aplicativos. Os manifestos ganharam as ruas e se espalharam por todo o país.

Para ver a matéria completa, copie e cole o link: https://www1.folha.uol.com.br/folha-100-anos/2021/02/entregador-antifascista-critica-precarizacao-do-trabalho-e-omissao-de-veiculos-da-imprensa.shtml