Notícias

17/11/2014 13h25
Sindicato patronal comparece em mais uma reunião do GT Motofrete

Como diminuir o número de acidentes de trânsito em São Paulo? Essa questão está sempre em pauta nas reuniões semanais do Grupo de Trabalho Motofrete, que têm entre as entidades participantes o SEDERSP. No último encontro, realizado no dia 11 de novembro, na sede da CET, o sindicato patronal foi representado pelo presidente, Fernando Souza, vice-presidente, Milton Cordeiro e assessor Ronaldo Brito.

Durante o evento, foi apresentada uma reportagem publicada no Jornal “Folha de São Paulo” no dia 10 deste mês sobre a diminuição de acidentes em todo país, em função da lei seca. Segundo a matéria, houve uma queda de 8% das ocorrências fatais no Estado de SP, sendo que na capital paulista, a diminuição foi de 6%.

Após essa apresentação, o grupo seguiu com o objetivo central da reunião, que é buscar melhorias no ramo de motofrete, incluindo questões de trânsito, regulamentação do setor, segurança, entre outros aspectos.

Dados sobre a modalidade, dispositivos das Leis Federais e Municipais, Lei Municipal 14.491 e também penalidades e obrigações no campo trabalhista (PJ) foram as principais temáticas discutidas na ocasião.

Além do SEDERSP, o encontro teve a representação de membros da CET, do DTP e DSV, da Abraciclo, da SPTrans e dos sindicatos laboral e dos trabalhadores em hotéis e assemelhados de SP.

Na próxima reunião, que acontece nesta terça-feira, 18, novamente na CET, a discussão terá como foco os temas: vistoria anual, a utilização do baú (equipamento regulamentado pelo CONTRAN/SMT), o uso do protetor de membros inferiores (mata-cachorro) e, no que se refere à licença de operação à pessoa jurídica credenciada, será abordado o artigo 14 da Lei 14.491, que trata da apólice de seguro de vida complementar em favor do condutor, com coberturas não inferiores a R$ 22.974,00 e a apólice por invalidez permanente não inferior a R$ 11.487,00.