Notícias

04/09/2020 09h00
Detran de São Paulo retoma aulas presenciais em cursos de formação

O Detran de São Paulo passou a liberar nesta semana (3) as aulas presenciais dos cursos de formação e capacitação de profissionais que atuam no trânsito. Os trabalhos foram interrompidos por causa da pandemia do novo coronavírus.

Cerca de 300 empresas no estado são credenciadas pela Escola Pública de Trânsito do Detran e ministram cursos especializados de formação de motoristas, para que possam conduzir veículos como ambulâncias, ônibus, caminhões-tanque e de carga, além de motofrete, entre outros.

A autorização para a retomada consciente das atividades foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (2). Também estão contempladas as entidades que ministram cursos de capacitação para formação de instrutores e examinadores de trânsito, além de diretores de CFCs (Centros de Formação de Condutores).

"O trabalho dessas entidades é de fundamental importância na formação dos profissionais que prestam serviços essenciais, como transporte de produtos perigosos e de emergência, tão necessários neste período de pandemia", destacou o presidente do Detran, Ernesto Mascellani Neto.

A reabertura segue as diretrizes do Plano São Paulo do governo estadual e está de acordo com o protocolo sanitário elaborado pelo Detran para a prevenção da covid-19.

Regras
Como medidas de segurança e distanciamento social, é obrigatório o uso de máscaras, álcool gel, distância entre as carteiras e cadeiras escolares, higienização de balcões, computadores, maçanetas, rampas de acessibilidade e outros equipamentos.

As empresas também serão orientadas a manter portas e janelas abertas e as salas com higienização reforçada ao final das aulas. Também não poderão ser disponibilizados itens, como canetas de uso comum, revistas e livros.

A quantidade de alunos por sala e o horário de funcionamento obedecerá ainda o limite estabelecido por meio de decreto de cada município, além das determinações previstas no Plano São Paulo.

Municípios na fase laranja terão atendimento de 20% da capacidade e funcionamento de 4 horas por dia, já as cidades na fase amarela podem funcionar com 40% da capacidade e 6 horas de aula diárias.

Funcionários do Detran prometem fiscalizar constantemente as empresas credenciadas.
Cursos

Especializados: Transporte Escolar; Transporte Coletivo de Passageiros; Transporte de Emergência; Transporte de Produtos Perigosos; Transporte de Cargas Indivisíveis; Motofrete; Mototáxi. Carga horária: de 30 a 50 horas.

De capacitação: Diretor Geral; Diretor de Ensino; Instrutor de Trânsito; Examinador de Trânsito; Instrutor de Trânsito Especializado. Carga horária: de 180 a 220 horas.

(Portal R7)