Notícias

06/11/2014 09h50
Uso excessivo de buzinas pode render multa e perda de pontos na carteira

Tem muito motorista que não resiste a uma buzina, seja no semáforo que acabou de abrir, em um engarrafamento ou outra situação qualquer, principalmente quando a pressa toma conta da situação. Mas quem exagera no barulho pode não só irritar outras pessoas, como também levar pontos na carteira e ter que mexer no bolso.

Vale ressaltar que o motorista só pode buzinar para alertar o pedestre e outros condutores e, mesmo assim, com toques breves. O uso é proibido entre as vinte e duas e seis horas e em locais específicos, como nas proximidades em hospitais.

O Código Nacional de Trânsito prevê multa de R$ 53 mais 3 pontos na carteira para quem exagerar no toque ou buzinar em local proibido, mas muitos motoristas e motociclistas nem desconfiam que podem ter dor de cabeça com esse desrespeito e não sabem quais são as punições previstas.

Segundo uma psicóloga especialista em trânsito, o uso indiscriminado da buzina aumenta o nível de estresse nas ruas. Ela alerta que os condutores devem tomar cuidado. “A gente sabe que as pessoas podem brigar na rua por causa de uma simples buzina”.