Notícias

05/11/2014 09h10
Imposto de Renda: Contribuintes já podem fazer rascunho da declaração

A Receita Federal lançou nesta semana um serviço para facilitar a vida dos contribuintes que precisam fazer o acerto de contas com o Leão.

Trata-se de um rascunho que as pessoas físicas poderão preencher ao longo do ano com dados como despesas com serviços médicos ou operações de compra e venda de bens. Esse rascunho poderá depois ser importado para a declaração do Imposto de Renda (IR).

O serviço está disponível tanto para desktops e quanto para dispositivos móveis, como celulares e tablets e já pode ser encontrado na página da Receita na internet (www.receita.fazenda.gov.br). Ele ficará disponível até o dia 28 de fevereiro de cada ano. Já a partir de primeiro de março, o contribuinte terá que importar os dados para fazer a declaração do IR. Quando o prazo do acerto de contas se encerrar, em 30 de abril, o rascunho voltará a funcionar.

Outro serviço anunciado pelo Fisco vai permitir que os contribuintes cadastrem seus celulares na Receita e acompanhem o andamento da declaração. Sempre que o documento passar por uma nova etapa (como sair da malha fina), a pessoa física vai receber uma mensagem.

(Fonte: O Globo)