Notícias

03/11/2014 16h38
SEDERSP debate melhorias para o setor de motofrete
No último dia 28, o SEDERSP e representantes de entidades ligadas ao setor de trânsito e de distribuição de entregas rápidas se reuniram, na sede da CET, para discutir sobre a instalação do chamado Grupo de Trabalho Motofrete, que tem como objetivo propor melhorias à categoria, principalmente no que se refere à normas e prevenção.

Com base em dados do Conselho Estadual para a Diminuição dos Acidentes de Trânsito e Transportes (CEDATT) foram elencados os seguintes itens: ações, propostas, fiscalização, medidas administrativas, regulamentação, segurança, educação no trânsito, campanhas, entre outros.

A necessidade de promover mudanças no comportamento dos condutores, requalificar os instrutores, padronizar exames práticos e material didático, propor uma revisão na lei, alterando alguns detalhes em portarias, também entraram na pauta.

Representando o SEDERSP, o assessor da entidade Ronaldo Brito levantou a necessidade de fiscalização efetiva das empresas informais, além de uma campanha de divulgação junto aos tomadores de serviço sobre a importância do termo de credenciamento.

O encontro também debateu sobre um atual entrave: os aplicativos, que utilizam mão de obra autônoma, aumentando a informalidade e as estatísticas de acidentes devido à falta de capacitação profissional. “Uma das nossas propostas é justamente rever a Lei municipal 14491, principalmente no que se refere à figura do autônomo”, ressalta Brito.

Participaram deste encontro membros da CET, do Detran, do DTP, DSV, UGT, Abramet, Abraciclo, SPTrans e Sindimoto.

Para discutir esses e outros temas, o grupo se reunirá nesta terça-feira, 4, às 16h30, no prédio da CET, situado à Rua Barão de Itapetininga, 18, Centro de SP. Na ocasião, haverá uma apresentação sobre o tema Segurança e Educação – Proteção a Vida.