Notícias

18/03/2020 11h15
Governo de SP pede doações de sangue por causa do coronavírus

O governo do estado de São Paulo fez um alerta e um pedido à população da cidade de São Paulo para que façam doações de sangue pois, segundo o coordenador de Centro de Contingenciamento para o Coronavírus em São Paulo, o médico David Uip, os bancos da capital estão "praticamente vazios".

Uip pediu a colaboração da população e maiores doações em uma coletiva realizada à imprensa na tarde desta terça-feira (17), em que foi divulgado a confirmação da primeira morte por coronavírus no estado de São Paulo e no Brasil. A morte é de um homem de 62 anos, que permaneceu na UTI de um hospital privado, e que era diabético e com pressão alta.

"Eu preciso dar um informe, que preciso de muito apoio de vocês: os nossos bancos de sangue estão praticamente sem sangue. O banco de sangue que tem mais sangue, tem sangue hoje para praticamente uma semana. Isso é extremamente grave e importante no momento que virá pela frente. Então, por favor, que nós consigamos levar à população esta necessidade", disse Uip.

"A grande questão de sangue é o problema que o indivíduo não está doando sangue com medo do pegar coronavírus. E não é isso, se existe um lugar protegido é o banco de sangue", assinalou o médico.

Como doar
A Fundação Pró-Sangue informou que está operando com 40% da reserva necessária para dar atendimento a mais de 100 instituições de saúde da rede pública. Os sangues do tipo O+, O-, A- e B- estão em estado de emergência, ou seja, garantem o abastecimento por apenas um dia.

Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde e alimentado, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente.

Recomenda-se também evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem à doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente.

Para horário de funcionamento dos postos de coleta, a população deve consultar o site da instituição. Os endereços estão no site do Governo do Estado.

(Portal G1)