Notícias

03/02/2020 10h20
Servidão Digital - A uberização de tudo

“A promessa de trabalho digital remoto da era digital se transformou numa servidão contemporânea”, sobre esse tema, reportagem especial do UOL citou os trabalhos realizados por meio da tecnologia, entre elas as entregas por aplicativos.

O texto destaca a ilusão de não ter patrão nesse novo formato de trabalho, que atinge não só os entregadores, bem como outros segmentos, entre eles o da atuação humana em serviços de Inteligência Artificial. Veja alguns trechos da matéria, com a fala de especialistas:

“Para Tathiana Cappellano, uma das autoras do e-book “Trabalho e Sofrimento Psíquico”, esses trabalhadores têm um perfil com características de ‘sobrevivente’, atuando em uma relação não-empresarial (não são contratados fixos) e de menor estabilidade (projetos pontuais). ‘Eles querem o vínculo formal e acreditam que essa informalidade (do trabalho em plataformas) será passageira. Acreditam que esse seja um momento, talvez de alguns poucos meses, durante os quais o trabalho ficará mais puxado, mas o que a gente repara é que essa condição vai se tornando lugar-comum. Estamos colocando as pessoas em precarização, mas elas se veem como vencedoras’, explica”.

O procurador do Ministério Público do Trabalho Rodrigo Carelli também comentou na reportagem:

“É uma providência que vem crescendo, mas que é mais baseada em ideologia do que de uma construção que venha do real. Códigos de ética são formas autoritárias de governança, que tentam escamotear e exploração dos trabalhadores, mas nunca terá o condão de melhorar a situação”.

Em outro trecho, a reportagem questiona o que pode ser feito enquanto a sociedade debate (e se debate) sobre esse cenário. A pesquisadora da Microsoft e autora do livro Ghostwork sugere uma maior conscientização dos consumidores. “Por que estamos recebendo algo mais barato, ou quase de graça? Quais as condições de trabalho de quem faz com que esse produto ou serviço seja tão fácil de obter? Até que as pessoas façam essas perguntas, as empresas não vão fazer nada diferente”, diz.

(As informações são do portal UOL/ TAB – para ver a reportagem na íntegra, copie e cole esse link: https://tab.uol.com.br/edicao/servidao-digital/ - imagem: Reprodução internet)