Notícias

14/11/2019 17h05
UBER: Estado de Nova Jersey (EUA) cobra dívida trabalhista milionária

O estado de Nova Jersey notificou a empresa de transporte por aplicativos Uber por uma dívida milionária, sob o argumento de que a ela deveria tratar os motoristas como empregados e não como prestadores de serviço.

O valor determinado pela justiça foi de 650 milhões de dólares em encargos trabalhistas referente aos últimos quatro anos. Esses impostos são contribuições de seguro desemprego e seguro por invalidez. Desse valor, 119 milhões são referente aos juros por atraso durante esses anos.

Para chegar à conclusão de que os motoristas precisam de alguns direitos, o departamento estadual de Nove Jersey fez uma auditoria com um por cento dos motoristas de dois aplicativos (Uber e Lift) e chegou à conclusão de que pelo menos os encargos referentes ao seguro desemprego e invalidez precisam ser pagos, no caso de os motoristas não conseguirem trabalhar por motivos de força maior.

A decisão abre caminho para os motoristas adquirirem outros direitos, como por exemplo salário mínimo . De acordo com reportagem da Globo News, a previsão é que se os motoristas conseguirem outros direitos trabalhistas o preço da corrida vai aumentar cerca de 20 por cento. Ações parecidas estão correndo em vários outros estados e cidades americanas.

(Com informações do Jornal da Globo News - Para ver a íntegra dessa reportagem, copie e cole esse link:
http://g1.globo.com/globo-news/videos/v/estado-de-nova-jersey-eua-cobra-divida-trabalhista-da-uber/8088213/)