Notícias

03/10/2019 17h00
“Uber de motos” preocupa pessoas de outras regiões do país

O serviço de moto taxi tem surgido em diversas capitais e preocupado grande parte da população e agentes públicos ligados ao trânsito. Conhecido como o “Uber de motos”, o aplicativo colombiano passou a atuar no Recife.

Nesta quinta-feira (3/10), o jornal local JC Online publicou reportagem sobre essa atividade. Veja alguns trechos da matéria:

A chegada de um novo aplicativo de mobilidade ao Recife está gerando um debate entre setores da sociedade civil e entidades de trânsito da cidade. Conhecido como o 'Uber de motos', por ofertar um serviço de transporte de pessoas, em esquema semelhante ao usado pela empresa norte-americana, o app chegou à capital pernambucana no mês de julho deste ano. A empresa, que opera também no Rio de Janeiro e em São Paulo, já conta com mais de 90 mil usuários e 5 mil motociclistas cadastrados no Brasil. Na Colômbia, base da instituição, o app conta 20 mil colaboradores ativos e 200 mil usuários.

A prática de transporte de pessoas em motos não é regulamentada na cidade e, por isso, causa preocupação aos órgãos públicos de trânsito. De acordo com João Braga, secretário de mobilidade e controle urbano do Recife, o principal temor é com os acidentes de trânsito envolvendo motocicletas. "O grande problema do 'moto táxi' é porque tem as maiores cifras de acidentes de trânsito aqui no Recife, como em todo o Brasil. O custo é exorbitante para a saúde pública. Quero ver, apenas, se isso contribui ou não contribui para elevar esse índice. Vou me informar mais, saber mais informações destas cidades que já foram implantadas, e analisar isso com todo o cuidado", ponderou o secretário.

Apesar de reconhecer que esse tipo de serviço não é novidade na cidade, já que o transporte de moto táxi é utilizado informalmente nas periferias, o secretário teme que, com a regulamentação, o número de acidentes aumente. "O sistema existe, embora não seja regulamentado. Eu conheço bem os bairros do Recife. Essas comunidades mais pobres, como o serviço público não chega em cima dos morros, eles fazem o trabalho complementar como transporte público. O que mais me preocupa nisso é a segurança, do próprio moto táxi e também do seu usuário", afirmou.


72,8% dos acidentes com vítimas envolvem motociclistas

Dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES) apontam que dos 39.608 acidentes de trânsito com vítimas registrados em 2018, em Pernambuco, 28.850 tiveram envolvimento de motociclistas. Esse número representa 72,8% dos casos de acidente em todo o Estado. Ainda de acordo com o SES, 70% dos acidentados são do sexo masculino e pertenciam à faixa etária entre 20 e 29 anos.

Em comparação ao ano de 2014, quando ocorreram 26.976 acidentes envolvendo motociclistas, foi registrado um aumento de mais de dois mil acidentes. O ano de 2017 foi o que teve a maior incidência de ocorrências deste tipo, com um total de 31.327 casos.


Motociclistas do app não serão multados

Apesar de não regulamentado, o secretário João Braga afirmou que os motociclistas que trabalham com o aplicativo não estão sendo multados. "Hoje, é um transporte não reconhecido. Não é feito aquele embate, porque a gente conhece esse serviço, sobretudo, nos bairros mais populares. Então, esse embate e a fiscalização mais rigorosa, uma multa, a apreensão do equipamento, a gente não tem feito", explicou.

(As informações são do jornal JC Online - Imagem: Intenet)

Para ver a reportagem na íntegra, copie e cole o link abaixo:
https://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cidades/jc-transito/noticia/2019/10/03/picap-o-uber-de-motos-ja-opera-no-recife-problema-ou-alternativa-389672.php