Notícias

05/08/2019 09h05
Gestora de Ong associa acidentes de trânsito envolvendo motociclistas aos apps de entregas

A GloboNews mostrou neste domingo (4), durante cobertura de um evento de superação de acidentados de motos que se apresentaram na Avenida Paulista, os dados alarmantes de acidentes de trânsito envolvendo motociclistas. A reportagem apresentou um gráfico que mostra o número crescente de ocorrências. De acordo com o material apresentado, no primeiro trimestre deste ano 35% das mortes de trânsito no Estado de São Paulo foram acidentes envolvendo motocicletas.

Entrevistada pelo canal, a gestora de Projetos da Ong Rede Nossa São Paulo Carol Guimarães falou sobre esse problema envolvendo condutores de motos e alertou sobre a conduta "perversa" dos aplicativos de entregas rápidas nesse contexto:

“Esse número realmente é muito alarmante. Se você considera os dados de 2017 e 2018 teve um aumento de 17% nas mortes na cidade de são Paulo e os números de 2019 já estão bastante gritantes e estamos apenas em agosto. Esse é um dos maiores desafios no trânsito na cidade de São Paulo e muitos especialistas relacionam esse aumento ao crescimento de entregas por aplicativos, já que aumentou muito o número de motocicletas e especialmente quando essas empresas criam alguns incentivos perversos, ou seja, os motociclistas têm que entregar mais rápido - mais entregas em mesmo tempo, incentivando uma direção imprudente e muitas vezes insegura.

A Rede Nossa São Paulo acredita numa responsabilidade compartilhada, então cabe ao setor privado fortalecer essa capacitação, especialmente desses novos motociclistas, que muitas vezes não vêm com experiência, não têm cursos. Eles também devem repensar* nesses incentivos, já que estão colocando esses motociclistas em situação de vulnerabilidade. Também cabe ao poder público pensar como eles podem fazer campanha de capacitação e melhorar a fiscalização.

Veja os dados apresentados na reportagem sobre os números de mortes envolvendo motociclistas:

Mortes em acidente de janeiro a junho deste ano representam 35,2% do total – quase 2645 no total no estado de São Paulo. No ano passado, as mortes relacionadas a motociclistas representavam 34,8%. As indenizações pagas por acidentes envolvendo motocicletas nesse período do primeiro trimestre no estado totalizaram 13201 indenizações pagas. No Brasil inteiro, quase 120 mil indenizações.

Para ver a reportagem na íntegra, copie e cole esse link: https://g1.globo.com/globonews/jornal-globonews/video/cinco-pessoas-morrem-por-dia-em-acidentes-com-moto-7817546.ghtml?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=gnews&utm_content=post


*O SEDERSP destaca que existe uma lei 12436 que prevê punição para quem incentiva o motoboy a fazer maior número de entregas.