Notícias

24/06/2019 15h10
Prefeitura pode proibir remuneração por entrega em aplicativos na capital

A Prefeitura de São Paulo pode exigir que empresas de entrega por aplicativo acabem com a remuneração por serviço. A prática é apontada como uma das causas para o aumento das mortes de motociclistas na cidade.

A Rádio Bandeirantes conversou com motoboys que costumam esperar as chamadas num ponto na Rua dos Pinheiros, perto de escritórios e restaurantes. Muitos desistiram de procurar emprego formal e chegam a trabalhar até 17 horas por dia para ganhar R$ 140, fora os custos com combustível, por exemplo.

No ano passado, quase metade dos mortos no trânsito da capital estava em cima de duas rodas: 42%. Uma das explicações, de acordo com especialistas, é o aumento do trabalho informal, entre eles, o dos entregadores.

A prefeitura diz que está negociando com as empresas de aplicativos mudanças no modelo de remuneração dos motoboys.

Em entrevista exclusiva à Rádio Bandeirantes, o secretário de Mobilidade e Transportes, Edson Caram, foi taxativo, ao revelar o que já disse às empresas: “Se vocês insistirem na linha de beneficiar a produtividade, vão perder o serviço em São Paulo. Alguma forma São Paulo vai encontrar porque nós precisamos pensar sempre na segurança”.

(Com informações do metro Jornal/Band)