Notícias

21/12/2018 08h55
Mais um ano de muitas ações, conquistas e cobranças - palavra do presidente de SEDERSP

Embora atípico, de Copa do Mundo, diversos feriados prolongados, eleições conturbadas e incertezas diversas, 2018 foi mais um ano de várias ações e agenda institucional bastante significativa do SEDERSP.

Estivemos presentes nas esferas Municipal, Estadual e Federal, com ações em prol de melhorias no setor, que envolvem desde questões de segurança até cobranças do Poder Público junto às empresas irregulares, dentre elas, as de aplicativos. Também fomos atuantes em importantes mídias, tendo o reconhecimento do nosso trabalho destacado em grandes veículos.

Dentre algumas atividades, nossa diretoria acompanhou e cobrou, de modo intenso, providências do Ministério do Trabalho e Emprego no que se refere às irregularidades dos aplicativos. Também marcamos presença em outros órgãos públicos, seja por envio de ofícios (Departamento de Transportes Públicos, Superintendência e Chefia de Fiscalização da Regional do Trabalho, entre outros) reuniões ou participação em importantes debates, dentre eles, a recém-implantada Câmara de Motociclistas, vinculada à Secretaria de Transportes, que tem por objetivo tratar sobre temas prioritários entre entidades do setor de duas rodas e o poder público.

Recentemente, o SEDERSP participou da 42ª Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Transporte de Trânsito para debater com os presentes a apresentação de Via Segura e Acessibilidade de Pedestres nos Terminais de Ônibus, junto à SPTrans.

Em ações diretas à categoria patronal, firmamos convenções coletivas com as seguintes cidades e respectivas regiões: São Paulo, Santos, campinas, Guarulhos, Osasco, Ribeirão Preto, Araçatuba e Bauru.

Também no campo empresarial, seguimos firmes com as tratativas juntos ao Comitê Gestor do Simples Nacional, por meio de envios de ofícios para tratar de questões pertinentes do setor.

Na área da mídia, ganhamos destaque em importantes veículos, dentre eles o Jornal Valor Econômico, com a Revista Setorial, em reportagem sobre empresas de entregas rápidas. O impresso destacou as ações do SEDERSP contra os aplicativos irregulares. O texto citou denúncias do sindicato patronal contra esses aplicativos.

Ainda na imprensa, a Motoboy Magazine, considerada a maior revista da categoria motofretista no âmbito nacional, iniciou sua primeira edição do ano com matéria exclusiva sobre as perspectivas do setor e da entidade. No decorrer de 2018 outros temas envolvendo o SEDERSP ganharam destaque nesta mídia, seja por meio de artigos diversos da presidência do sindicato, com assuntos variados, desde como minimizar acidentes com motos, até sobre a valorização do profissional celetista, ou notícias, entre elas uma que foi matéria de capa e que abordava a campanha estadual de conscientização no trânsito movida pelo nosso sindicato patronal.

Jornais regionais também deram relevância à nossa entidade, entre eles a maior mídia do ABCD, o Diário do ABC, que concedeu espaço valioso no campo de opinião sobre a conscientização e prevenção de acidentes envolvendo motociclistas. Nossa entidade teve atuação nos jornais Ipiranga News e Jabaquara News com destaque para textos opinativos da presidência em nome do SEDERSP. Conceituado e tradicional jornal da região de Campinas, o Votura News foi mais uma mídia que abriu campo para o SEDERSP com a veiculação de artigos.

Ainda no que se refere à imprensa, a Rádio Bandeirantes e a Band News citaram o posicionamento do nosso sindicato em matéria sobre o veto do governador de SP em relação às antenas corta-pipas. Outra grande conquista da entidade nas mídias foi a publicação de artigo nas redes e no portal do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), a mais importante entidade de segurança no trânsito, internacionalmente reconhecida, nacionalmente premiada.

No quesito responsabilidade social, apoiamos relevantes ações de doação de sangue promovidas por empresários do setor (Motociclista Sangue-Bom), bem como as atividades do Pró-Sangue. Seguimos com o apoio do Movimento Maio Amarelo, da (ONSV), da Moto Check-Up e com a divulgação de eventos relacionados ao universo de motociclietas, como por exemplo o Salão Motopeças. Também divulgamos em nossas mídias todas as ações movidas pelo Ministério do Trabalho contra empresas de aplicativos e que tiveram grande repercussão nas redes sociais do SEDERSP.

Esse foi só um resumo de algumas das atividades realizadas pela nossa diretoria, sempre empenhada, na busca do coletivo e em prol não somente da categoria patronal, como também do bem-estar dos profissionais motofretistas e de manter bem informados os tomadores de serviço.

Assim foi o ano de 2018, bastante atarefado, com resultados significantes e excelentes perspectivas para 2019. Isso só foi possível graças à união e determinação de todos. Aproveitamos para agradecer o trabalho de nossa diretoria, dos nossos colaboradores, parceiros, associados e da fundamental parceria com os nossos mantenedores.

Em nome de toda a entidade, desejo a todos boas festas e um ano novo cheio de prosperidade, sucesso e muito mais união, determinante para seguirmos adiante.

Juntos, somos fortes! Feliz 2019!


Artigo do presidente do SEDERSP, Fernando Souza