Notícias

28/11/2018 10h05
Ouvinte da Rádio BandNews faz denúncia contra a Rappi

No Jornal da BandNews, da Rádio BandNews, apresentado pelo jornalista Ricardo do Boechat nesta segunda-feira (26), uma ouvinte reclamou, por meio de carta lida pelo apresentador, sobre a precariedade do serviço do aplicativo Rappi (de entregas rápidas) em relação aos seus motoboys na região do Itaim Bibi, entre as ruas Juscelino Kubitschek e a Leopoldo Couto de Magalhães, área nobre da capital.

Ela relata a situação em que trabalham os entregadores e como todo o entorno dessa empresa ficou após sua instalação no local. A ouvinte também afirma ter feito vários protocolos de reclamação junto à Subprefeitura de Pinheiros, mas que, segundo ela esses foram perdidos pela administração local.

Leia, na íntegra a reclamação da ouvinte lida pelo jornalista:

“Moro numa rua estreita no bairro Itaim Bibi, zona sul de São Paulo, que é a Rua Luís Dias. Em 2018, foi instalada aqui uma empresa de serviços de motoboys, que é uma empresa americana chamada Rappi.

Acontece que essa empresa não disponibiliza qualquer infraestrutura para os seus motoboys: água potável, banheiro local para se abrigarem do tempo, para comer, sentar, nada! E assim, os motoboys permanecem o dia inteiro na rua para se cadastrar, prestar contas, comprar jalecos, adquirir baús e outras atividades.

Por diversas vezes fui reclamar na empresa e na Subprefeitura (Pinheiros). Para vocês terem uma ideia, vários rapazes, por falta de infraestrutura, sem condição mínima, se veem obrigados a fazer necessidades fisiológicas na rua em frente aos prédios da região - urinam em garrafas pet, depois jogam o conteúdo nas calçadas dos prédios, assim como restos de comidas, que também ficam na rua, atraindo ratos e baratas.

Procurei a Subprefeitura de Pinheiros, onde registrei 25 protocolos. Mas, por algum motivo, os protocolos sumiram e a informação recebida é de que não constavam os registros. Procurei a ouvidoria da Subprefeitura e, vejam que curioso, após aplicarem uma multa aplicada pela ouvidoria nessa empresa Rappi, a CET compareceu a essa rua Luís Dias, colocou em frente à empresa 'proibido estacionar motos' e liberou o estacionamento das motos em frente aos edifícios, de tal forma que piorou a nossa situação.

Já registrei 15 protocolos na CET, mas a última resposta que tivemos, acredite só, foi a de que não iriam mandar ninguém, pois se trata de uma grande aglomeração de motoboys e eles não iriam colocar em risco a integridade física dos agentes”.

Ao finalizar a carta da leitora, o jornalista comentou: “A CET, presumindo que vai haver o que, massacre? É uma brincadeira o que estão fazendo nessa região do Itaim Bibi. Com a palavra, a Subprefeitura de Pinheiros, a CET, a Ouvidoria da Subprefeitura e todos esses monte de agentes públicos aí, muito prestativos”.

O SEDERSP se solidariza com os moradores, trabalhadores, empresários, comerciantes da região Itaim e, principalmente, com os colaboradores prestadores de serviço desse aplicativo. Está cada vez mais claro e evidente o desrespeito aos motoboys e à sociedade como um todo. A entidade patronal tem acompanhado de perto essa e outras situações similares e vem cobrando dos órgãos competentes na esfera municipal, bem como de autoridades estaduais e federais, ações assertivas referente a essa precarização de serviço.

Quem quiser ver o programa, pode acessar o link da página do facebook da Rádio BandNews - o relato está no tempo 1h50: https://www.facebook.com/radiobandnewsfm/videos/1414430048691771/

(Imagem: reprodução internet)