Notícias

16/09/2014 17h35
Câmera flagra mais de 400 infrações em apenas 1 hora em SP
Os motoristas de São Paulo receberam em 2013 cerca de uma multa de trânsito a cada três segundos, segundo dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Esse número descomunal, por incrível que pareça, não representa nem perto do que os motoristas realmente merecem.

Alguns trechos da cidade parecem que são ignorados tanto pela fiscalização quanto pela CET. Para comprovar essa teoria, o Viver SP colocou uma câmera em uma das avenidas mais movimentadas de São Paulo e flagrou 439 infrações de trânsito em um trecho com cerca de 50 metros, em apenas 1 hora, o que representa uma média de sete irregularidades por minuto. Apesar do número de infrações detectadas, algumas foram impossíveis de contabilizar, como utilização de cinto de segurança, excesso de velocidade ou uso de celular ao volante.

A infração mais cometida durante o período de gravação foi a de utilização do corredor de ônibus por veículos de passeio e motos. Como a filmagem ocorreu entre 17h e 18h de um dia útil, o tráfego de táxis também era proibido. Ao todo, foram flagradas 343 infrações desse tipo, considerada grave pelo Código de Trânsito Brasileiro (CBT).

O segundo grupo de infrações mais cometidas foi praticada por motoristas que atravessaram a marca de canalização de que divide as pistas, que também é chamada de faixa zebrada. Segundo o CBT, essa infração é gravíssima e se equipara ao tráfego de veículos em calçadas, passarelas, ciclovias e jardins. A multa aplicada é de R$ 574,60 e o motorista perde 7 pontos na carteira de motorista.

Por último, aparece outra infração gravíssima: cruzar sinal vermelho. Foram 27 irregularidades em 1 hora. Se fossem somadas apenas essas infrações, a cidade poderia arrecadar R$ 88.616,65 em apenas 60 minutos.

Alguns vão falar em indústria da multa, mas o fato é que o motorista brasileiro tende a ignorar as leis de trânsito até que seja aplicada uma sanção que lhe faça “doer” no bolso. Uma prova disso é o vídeo abaixo, gravado no início deste ano, no mesmo trecho onde quase tudo é permitido. O motorista de uma carreta resolveu parar o veículo, fechar a avenida e prosseguir na contramão. Só isso.

Fonte: Terra