Notícias

13/12/2017 10h10
Ano de muitas ações, com foco agora em 2018 – palavra do presidente

Caro empresário. Tivemos neste ano uma agenda institucional bastante intensa, com ações em prol de melhorias no setor de duas rodas, que envolvem desde questões de segurança a cobranças do Poder Público junto às empresas irregulares, dentre elas, as de aplicativos.

Dentre nossas atividades, a diretoria do SEDERSP foi a Brasília várias vezes para representar a categorial patronal.

Estivemos presentes na Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa (Sempe) e para uma importante aproximação institucional entre as duas instituições. Também marcamos presença em mais de uma ocasião na Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e Ministério do Trabalho para discutir a proposta do Ministério do Trabalho sobre a obrigatoriedade dos equipamentos de segurança no setor de duas rodas.

A entidade também foi recebida pela Coordenadoria Geral de Fiscalização e Projetos da Secretaria de Inspeção do Trabalho, do Ministério do Trabalho para debater sobre as empresas de plataforma virtual e MEI. Outra reunião da nossa diretoria ocorreu na Secretaria Executiva do Comitê Gestor do Simples Nacional, justamente para falar sobre esse tema (Simples).

Na capital paulista, participamos da Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Transportes e Trânsito (CMTT). Nos reunimos também na Secretaria de Governo da Prefeitura de São Paulo, com o objetivo de discutir os assuntos de interesse do setor, principalmente no que se refere à fiscalização das empresas de motofrete, bem como sugerir uma revisão da atual legislação municipal. Em outro encontro na administração municipal, o SEDERSP discutiu novamente sobre as leis do município e os reflexos dessas no setor.

Já na Câmara de São Paulo, tivemos participação fundamental em audiência realizada sobre os aplicativos. Essa temática também nos levou ao Rio de Janeiro, onde fomos recebidos pelo procurador Rodrigo Carelli, do Ministério Público do Trabalho (RJ), e posteriormente, do Ministério Público do Trabalho de SP.

Mais diretamente ligado ao empresários, realizamos vários encontros em nossa sede e assinamos diversas convenções coletivas com os sindicatos laborais, dentre eles, os das regiões da Baixada Santista, Guarulhos, Campinas, São José do Rio Preto, Araçatuba, Osasco, Bauru e São Paulo.

No campo da mídia, também ganhamos destaque em importantes veículos, dentre eles a TV Record, em entrevista sobre o aumento de velocidade nas marginais. O mesmo tema foi debatido pela nossa entidade na Nossa Rádio. O Jornal Valor Econômico fez duas importantes matérias, tendo o SEDERSP como uma das principais fontes de entrevista. No campo da segurança no trânsito, concedemos uma entrevista exclusiva ao vivo para a Rádio CBN, que gerou grande – e positiva - repercussão. Na Rádio Joven Pan, falamos sobre a restrição de motos em horário determinado na Marginal Tietê. Também no que se refere a uma cidade mais segura, reportagem do Jornal Hoje, da TV Globo, citou sugestão da nossa entidade sobre melhorias na capital.

Ainda na imprensa, ganhamos espaço em importantes portais e revistas, dentre elas a Motoboy Magazine, para a publicação de artigos pertinentes ao setor, entre elas a de alerta ao tomador de serviço sobre uma contratação segura. Carta de Repúdio do SEDERSP sobre prática irregular dos aplicativos teve grande impacto nas redes sociais.

Enfim, tivemos um ano bastante atarefado e com bons resultados para o setor. Temos a certeza de que em 2018 somaremos mais ainda nossas forças em busca da tão esperada regulamentação – que, vale a pena ressaltar, já temos levado em todas as esferas do setor Público (Federal, Estadual e Municipal).

Aproveito para agradecer a toda a nossa diretoria pelo empenho e excelente trabalho realizado no decorrer deste ano, bem como aos nossos associados e parceiros, por acreditarem em nossas ações. Boas festas!

Fernando Souza – presidente do SEDERSP