Mensagem do presidente

24/05/2018 13h00
Crise do combustível: Não é gesto de “boa vontade”, o Brasil precisa de boa gestão

Nosso país vive uma situação crítica nesses últimos dias por conta da manifestação dos caminhoneiros, dado o elevado e abusivo preço dos combustíveis em geral.

Essa paralisação, que tem provocado desabastecimento nos postos de gasolina e de alimentos em diversos estados, afeta a sociedade inteira, uma vez que toda a cadeia produtiva está comprometida – e isso não seria diferente no setor de distribuição de entregas rápidas, que já opera de modo racionado pela falta de abastecimento de combustível. É uma crise que abala toda a sociedade.

Essa atual política predatória de precificação aplicada no país não reflete os preços praticados no mercado internacional. Ou seja, nós, brasileiros, estamos pagando alto custo dos combustíveis em virtude dos escândalos de desvios de verbas envolvendo esse monopólio estatal, que é a Petrobrás, do desgaste político e da ineficiência do Poder Público em contornar essa situação.

A Petrobras já informou que não mudará a política de reajustes. Mas na noite desta quarta (23) anunciou uma redução de 10% por 15 dias no preço do diesel vendido pelas refinarias como um "gesto de boa vontade" para dar solução à crise motivada pelo movimento dos caminhoneiros. Não é questão de “boa vontade”, o Brasil precisa de boa gestão em todo o setor público, a começar por essa estatal e quem está por trás dela!

Vale destacar que o nosso setor não é a favor de nenhuma ação de bloqueio de vias e rodovias, mas somos favoráveis, sim, a manifestações de repúdio a essa prática abusiva de altíssimo preço nos combustíveis, desde que pacíficas e organizadas.

Medidas emergenciais devem ser tomadas com urgência. O Estado necessita promover um amplo e imediato diálogo com os setores econômicos em busca de soluções para a crise de gestão pública que o país enfrenta.O país não pode parar!