Mensagem do presidente

08/03/2016 15h45
Nossa homenagem às mulheres empreendedoras do setor

Não podemos deixar o mês de março passar sem mencionar a força da mulher no mercado corporativo.

Segundo o Anuário das Mulheres Empreendedoras e Trabalhadoras das Micro e Pequenas Empresas, feito pelo Sebrae e Dieese, nos últimos 11 anos houve aumento de 25% de empreendedoras, saltando de 6,3 milhões para 8 milhões esse número.

De acordo com a pesquisa, os setores em que as mulheres mais investem são os de comércio e serviços e essa realidade não é diferente no setor de motofrete.

A exemplo disso, temos várias associadas à frente dos negócios, inclusive representando a categoria motofretista em nossa diretoria, colocando, assim, a sensibilidade feminina nas negociações, sem deixar de lado sua garra, determinação e coragem, fazendo jus a toda uma história de luta por igualdade de direitos.

Estudamos isso no colégio, mas sempre é bom relembrar o dia em que um dos maiores símbolos representativos dessa batalha ocorreu: 8 de março de 1857, quando operárias de uma fábrica de tecido em Nova Iorque, nos Estados Unidos, fizeram uma grande greve em prol de equiparação salarial e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação resultou em repressão e cerca de 130 tecelãs morreram carbonizadas. O ato virou um marco.

A data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975 e pleiteia a igualdade dos direitos, direitos esses que são conquistados com muito esforço e suor a cada dia. Por essa razão, neste dia especial, fica o nosso agradecimento às inúmeras mulheres que fazem a diferença nessa sociedade e que somam forças.

Parabéns, mulheres empreendedoras, que não se deixam abater pelas fraquezas mundanas e estão sempre dispostas a enfrentar o que for preciso. A vocês, cabe a ilustre frase da “Dama de Ferro”, Margaret Thatcher: “Eu tenho a habilidade feminina de insistir em um trabalho e continuar com ele quando todos já desistiram e foram embora”, assim são as mulheres do nosso setor: sensíveis, porém, fortes! Feliz todos os dias!